Pages

domingo, 3 de junho de 2007

Cidade Baixa - Sérgio Machado

Esse filme teve um gosto especial pra mim. Foi presente do giu, um amigo soteropolitano, atualmente morando em Brasília, que já havia me indicado o filme, por ele ter sido rodado em Salvador, e queria que eu visse também, afinal, era a cidade DELE. A Kemi também tinha me indicado... eu estava muito a fim de ver e, quando menos esperava, o giu me deu. Fiquei muito surpresa e feliz. Eu amo meus amigos e agradeço por eles existirem.

É um filme de 2005, que não mostra Salvador como cidade turística. É muito melhor que isso.

Deco (interpretado pelo Lázaro Ramos - ótimo ele!!) e Naldinho (Wagner Moura) são amigos de infância que trabalham fretando mercadoria com um barco. Um dia, resolvem dar carona à Karinna, uma garota de programa/stripper, que está a caminho de Salvador. Eles transam com Karinna, sendo que isso já havia sido combinado antes. Depois de um tempo, começa a haver conflito, porque os dois se "apaixonam" (?) por ela, mas ao mesmo tempo, se amam como irmãos e não sabem como resolver a situação.

O filme lembra um pouco o conto do Jorge Luis Borges, "A Intrusa", que narra o relacionamento de dois irmãos (inclusive o conto tem nuances de homossexualismo entre eles) e como essa estabilidade é quebrada com a vinda de uma criada. Essa moça dorme ora com um, ora com outro e isso começa a causar uma certa tensão entre eles. Eles sentem ciúmes tanto da moça quanto do irmão, é algo complexo. E acabam por matar a moça e enterrar, porque só assim poderiam manter o equilíbrio de antes.

É um filme muito bom!! Apesar das cenas de sexo e nudez, isso não sobressai a beleza da história que o diretor quer contar.

Nenhum comentário: