Pages

domingo, 1 de julho de 2007

Kanzo sensei - Shohei Imamura

Terminei de ver esse filme hoje, depois do almoço.

É um filme de 1998, dirigido por Shohei Imamura, em co-produção com a França.

É uma comédia misturada com drama. Nunca tinha visto algo do gênero em cinema japonês.

"Kanzo sensei" quer dizer "Dr. Fígado" diz respeito ao personagem principal da história: um médico do interior do Japão, obcecado por combater um surto de hepatite que, na idéia dele, pode acabar com o país. A história se passa durante a II Guerra e vira e mexe aparecem soldados na pequena cidade onde o Dr. Fígado mora e trabalha.

Achei a história bem superficial, não se aprofunda em nada. Há vários personagens "figurativos" que rodeiam o personagem principal, e são mostrados sem qualquer tipo de julgamento: um médico viciado em mofina, um monge alcoólatra e "tarado", uma ex-prostituta (que se torna enfermeira do Dr. Fígado e acaba se apaixonando por ele), um funcionário da prefeitura que roubava no trabalho (ele era contador) para pagar pelos serviços da ex-prostituta (com quem ele queria se casar), um holandês fugitivo da guerra.

Tem uma parte legal em que aparece uma baleia. Não viajei no significado dela dentro do filme, talvez "grandeza de espírito" (?), mas é bonito de se ver. A ex-prostitua diz para o Dr. Fígado: "Vou caçar uma baleia para você!" (porque o pai dela havia feito isso para sua mãe, como um tipo de prova de amor), pega o arpão, pula do barquinho e mergulha no mar... ela consegue fincar o arpão na baleia, que a arrasta dentro do mar (ela até perde a calça e a calcinha), mas a baleia foge. Depois ela ajuda o Dr. Fígado a subir no barquinho (ele havia caído no mar também) e, semi-nua (só com uma camisa molhada, aberta), o abraça e diz que o ama (como é um filme japonês, tinha que ter essa cena de erotismo velado! :-P). No fim, há a explosão da bomba atômica que adquire o formato de um... fígado! :-D E fim.

Não gostei do estilo do Imamura. Prefiro outras coisas... mas valeu ter assistido pra conhecer.

Nenhum comentário: