Pages

sábado, 4 de agosto de 2007

100 escovadas antes de dormir - Luca Guadagnino

Filme assistido há algumas semanas.

Como li o livro homônimo faz tempo, quis conferir a adaptação cinematográfica. E até que não é ruim.

O livro é bem mais rico em detalhes sexuais, que a autora, Melissa Panarello supostamente viveu quando era adolescente (tinha entre 15 e 16 anos) - ou seria só apelo de marketing? Parece que a sociedade italiana (siciliana) ficou chocada com o livro.

Apesar de ter ficado um pouco chocada com a forma aberta com que ela escreve sobre se entregar, na verdade, se violentar ao se entregar a vários tipos de homens, acho que ela não conta uma história tão rara assim. Ela buscava no sexo o alívio para suas dores emocionais e ia se afundando cada vez mais, o que é relativamente comum entre adolescentes/mulheres.

Se não me engano, no livro, "100 escovadas antes de dormir" porque a mãe dela dizia que toda princesa deveria ter o cabelo escovado 100 vezes antes de dormir. No filme, a avó da Melissa escova o cabelo dela 100 vezes como um ritual de afeto.

O filme é legal porque mostra um pouco a "classe média" italiana atual. O filme é meio "entretenimento", mas, para quem não tem o que fazer e/ou ficou curioso para saber um pouco mais da Melissa, vale a pena.

Nenhum comentário: