Pages

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

My blueberry nights - Um beijo roubado - Wong Kar Wai

Esse filme eu estava ansiosa para ver, porque o Orlando que recomendou. O Orlando (antes, "professor Orlando"), foi meu professor de francês e literatura francesa nos dois últimos anos de faculdade, além de ter orientado meu estágio em tradução. Um dos melhores professores que já tive na vida. Depois de um tempo, retomei o contato com ele e este é o segundo filme que ele me indica que vale a pena (o outro é "A Pele", com a Nicole Kidman).

Minha mãe ganhou 4 locações na "Blockbuster", então fomos sábado lá para alugar. Fui porque queria alugar "O tigre e a neve", com o Roberto Begnini (vi o trailer em um DVD e fiquei interessada - gosto muito do trabalho do Begnini!). Não tinha o filme que eu queria, mas tinha "Um beijo roubado" (viva!). Também aluguei outro filme, daqui a pouco conto! ;)

É um "road movie" dirigido pelo Wong Kar Wai, diretor chinês que já filmou preciosidades como "Amor à flor da pele" e "2046".

Lizzie/Elizabeth (Norah Jones) é a moça que leva um fora do namorado/ficante e fica amiga de Jeromy, um sonhador, que acaba dono de um bar e que também tinha sido deixado por uma garota de quem ele gostava. Ela decide ganhar o mundo, viaja pelos Estados Unidos, conhecendo pessoas, tentando não lembrar da dor que sente, e Jeromy fica. Ela então passa a contar, em cartas, as coisas que vão acontecendo durante a viagem de auto-descoberta, e volta depois de quase um ano.
No começo do filme, Lizzie entrega as chaves do apartamento do ex, onde ela talvez morasse também ou onde passava parte do tempo, para Jeromy, que tem um pote de vidro com várias outras chaves, para que ele as entregasse ao ex (que já estava saindo com outra garota). Gostei muito da simbologia das "chaves" (que abrem portas, possibilidades), talvez seja clichê, mas ficou tão bonito no contexto!

Quem quiser ver o trailer no Youtube, o link é: trailer de "Blueberry Nights".

Nenhum comentário: