Pages

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Campanha 'Tenho vergonha de ter trabalhado na IMBRA - Empresa Odontológica'

Trabalhei na IMBRA por 45 dias durante o perído de experiência e tive a oportunidade de ver absurdos que são ensinados na Odontologia como anti-éticos e de total falta de respeito com o paciente e o profissional dentista.

A IMBRA funciona assim: dentistas recém-formadas são treinados para convencer os pacientes a aceitarem o tratamento. Eles dizem que são especialistas em diagnóstico (essa especialidade nem existe)!!! Eles fazem o diagnóstico e plano de tratamento e convencem os pacientes a assinarem um 'pré-contrato' (já amarraram os pacientes!!!).

A partir daí, o paciente é obrigado a pagar o tratamento, porque receberá os boletos emitidos pelo banco, pois assinaram o contrato. Após muitos dias (às vezes mais de 1 mês), o paciente é chamado para ser atendido e eles dizem que a demora é normal.

Logo no início, atendi alguns pacientes, os quais o plano de tratamento envolvia a extração de dentes hígidos ou com pequenas restaurações. Como exemplo, alguns pacientes que não tinham o primeiro molar inferior e o segundo molar inferior estava inclinado para mesial (situação comum na maioria dos pacientes!!!). O planejamento envolvia a extração do segundo molar para a instalação de dois implantes (na posição do dente que faltava e no dente que seria extraído).

Durante o exame clínico para descobrir qual o motivo da extração, relatei ao paciente que para a instalação do implante e da prótese sobre implante não havia a necessidade de extrair o segundo molar que estava inclinado, porque não havia cárie nem mobilidade e uma reanatomização da coroa seria suficiente.

Com toda a razão, os pacientes reclamaram para o gerente da IMBRA para tentar reaver o dinheiro que foi pago pela extração e pelo implante adicional.

Delicadamente, o gerente me chamou fora do consultório e disse que o paciente assinou um contrato e a IMBRA não devolve dinheiro!!! Disse também que eu não podia dizer que o plano de tratamento estava errado e não podia dizer ao paciente que um dente hígido não era para ser extraído. A justificativa absurda: a IMBRA TRABALHA COM EUTANÁSIA DENTAL!!! O gerente da IMBRA me falou que se eles acham que um dente não estará bom daqui uns 5 anos, eles já extraem logo e colocam implante!!!!
Muito comum também são os pacientes pagarem por enxerto ósseo e não precisarem disso. Durante a cirurgia de implante, o cirurgião instalava os implantes e dizia que tinha sido feito o enxerto também. MENTIRA!!! E os pacientes pagaram R$4.750,00 a mais pelo enxerto ósseo do banco de ossos!!!

Outro fato importante que observei foi que os profissionais que trabalhavam comigo não tinham experiência no que faziam. Eu fazia prótese e acompanhei o cirurgião em uma carga imediata para a instalação de cinco implantes na mandíbula. FOI A PRIMEIRA VEZ QUE O CIRURGIÃO BUCOMAXILO FEZ IMPLANTES NA VIDA e demorou 5 horas para a instalação de 5 implantes em uma mandíbula que tinha osso à vontade!!! E ainda instalou os implantes na posição errada.

A empresa ainda tem a cara-de-pau de fazer a propaganda que oferece tratamento de qualidade. O material utilizado é o pior que tem no mercado odontológico. Os técnicos de laboratório ainda estão aprendendo a fazer prótese!!!

A IMBRA é uma vergonha para a Odontologia e acaba com a credibilidade da nossa profissão.

Ao oferecer tratamento odontológico na propaganda enganosa divulgada pela televisão, os pacientes procuram o tratamento e encontram o caos da Odontologia. Consequentemente, os dentistas competentes que atuam em consultório particular são prejudicados, porque os amigos dos pacientes que foram mutilados pela IMBRA não acreditam que o tratamento com implantes dê certo.

No meio odontológico, a IMBRA é uma empresa que está conhecida por ter funcionários incompetentes e de baixo nível, a maioria recém-formados. No Rio de Janeiro, a IMBRA tem 382 processos contra ela e quem responde são os profissionais. Os pacientes estão processando a IMBRA por danos físicos e morais e já estão ganhando na Justiça!!!

O dentista que sabe trabalhar bem, não aceita trabalhar na IMBRA no horário de 7:00 da manhã até as 13hs e das 13hs até as 22hs, todos os dias, ganhando um salário ridículo enquanto enriquece o nosso maior concorrente. O pior de tudo é que quem responde os processos é o dentista!!! É melhor vender banana na esquina ou mudar de profissão!!!

Caros colegas dentistas, nós que amamos nossa profissão e prezamos por uma Odontologia de qualidade, temos que dizer NÃO À IMBRA!!!

Repassem este protesto aos colegas e pacientes, pois muitos estão revoltados devido à lentidão da justiça brasileira.

Autor anônimo QUE PEDIU DEMISSÃO DA IMBRA!!!

***

A julgar pelas 96 reclamações contra a IMBRA postadas aqui deve ser verdade esse depoimento. Aliás, pelo meu conhecimento de mundo, o que está escrito procede (pode até não ser 100% verdade, mas que procede, procede*).

Obs: entrei em um dos tópicos do "Reclame Aqui" e li que há 160 reclamações contra a IMBRA no Procon. Os conselhos de classe (CFO, CRO, CROSP, APCD e tralalá) nada podem fazer porque, provavelmente, a IMBRA patrocina vário$ evento$, curso$, etc. $aúde de qualidade você só vê por aqui! ;)

Obs 2: * a IMBRA é uma empresa que trabalha com implantes (implantam dentes artificiais no lugar de dentes naturais), portanto, quanto mais dentes implantados, mais dinheiro. Não sei o que os dentistas andam fazendo por dinheiro, mas aprendemos, desde sempre, que os dentes naturais devem ser mantidos o máximo de tempo na boca dos pacientes, sempre que possível, porque a perda desses dentes implica em perda de saúde bucal/geral também.

Mas o mundo é assim mesmo e não sou eu quem vai mudar. Posso, no máximo, dizer para prestarem atenção, se informarem, e tomarem cuidado.


13 comentários:

Anônimo disse...

Olá Aline! Sou da produção de jornalismo da TV Aparecida e estamos pesquisando sobre as denúncias contra a Imbra. Li este depoimento anônimo e gostaria de saber se vc realmente não sabe quem é esta pessoa, pois precisamos entrevistá-lo. Nosso telefone é (12) 3104-4464.
Me ligue ainda hoje, se puder!

Tatiana
Depto. Jornalismo

Anônimo disse...

Sou uma paciente que esta na justiça, fiquei dentro do imbra por um ano e tudo que esta dentista relatou é a pura verdade e um pouco pior, pois a falta de respeito que eles tem com os pacientes o protético é mesmo aprendiz, pois repetiram meu trabalho por varias vezes e sai de la chorando porque ficou horrível os meus implantes erraram tudo fiquei sem um dente na frente e colocaram um no fundo que não tem nada a ver, e olha que eu fiz só as coroas, pois não tive coragem de fazer implantes ,pois eles não pedem exames de sangue enfim nenhum exame para fazer os implantes, tive a experiência de implantes na USP e é muito diferente, eu ainda não sei como eles continuam abertos,com tanta gente reclamando, la dentro eu vi muitas senhoras saindo de la com dentes implantados que parecia uma dentadura muito mau feita, vi muitas brigas, acho que 50% das pessoas não entram na justiça e não reclamam, porque para se livrar deles é muito complicado, porque o contrato que eles fazem vc tem que pagar para sair é tudo tão errado COMO UMA EMPRESA QUE MEXE COM A AUTO ESTIMA DAS PESSOAS CONTINUA FUNCIONANDO

Anônimo disse...

Olá,
infelizmente caí nessa de começar meu tratamento na Imbra. Cheguei lá e meu diagnóstico foi feito. Eu estava com um determinado dente doendo muito. E me a "dentista que me atendeu disse que era apenas uma obturação. Depois de "1 mês" fui chamada para fazer a obturação. O dentista me disse que a outra dentista que me atendeu era louca e simplismente usou um material inadequado para meu dente (utilizado para obturação em dentes de leite). No dia seguinte percebi que meu dente doía muito e quando tentei passar o fio dental percebi que o dentista havia colado um dente no outro!!!!
Imediatamente fui a outra dentista e ela precisou fazer um canal urgente. E fiquei boa do dente.
Ou seja, nem diagnoóstico certo eles sabem fazer! Essa Imbra é uma vergonha!!

Sol Pinheiro disse...

Eu estive nesta clínica há +- um mês para avaliação de implamte.

Quando cheguei lá me pareceu mais um hotel do que uma clínica. fui atendida por uma profissional que olhou a minha boca e pediu para fazer um raio X paoramico, me custou 30,00 trinta reais.(a vista)
Após o resultado do exame, RX, voltei ao consultorio e a "dentista vendedora" fez o orçamento com extração, implante e de 2 dentes: 4.800,00. Agradecio atendimento e perguntei se poderia levar o orçamento e responder depois. Ela me disse que não que eu teria de responder de imediato, eles aceitam cartão etc. Eu informei a ela que tinha que conversar com meu marido. Ela foi agressiva e jogou a panoramica na mesa e disse: quando você voltar terá de fazer uma nova avaliação. e me deixou sozinha na sala.
Será que ela achou que eu voltaria?
É uma empresa que engana os menos desavisdos.

Anônimo disse...

Infelizmente, fui ingênua suficiente para ingressar nessa Imbra, e caí na armadilha
do esquema que usam para enganar e te envolver de tal modo que fica impossível se desvencilhar deles, pois voce já terá pagado.
No atendimento eles se revesam, se acobertam e se protegem, tantos os (as)dentistas como os supervisores e atendentes, peincipalmente depois que te causaram problemas.
Eu fui por causa de uma obturação, e daí, te passam a conversa de que você precisa de canal, obturação, implante, enxertos, corôas, e vão mexendo sem competência, nos teus dentes, e sem você perceber te criaram danos.
A mim desgastaram tanto dentes e próteses que me levaram a perdas dos mesmos. Fizeram de propósito, pois o modo de atuar deles é destruir para reconstruir.
Vou atrás dos meus direitos custe o que custar.
Tenho em mãos, vários orçamentos que fizeram, várias radiografias que comprovam os danos causados. E até boletim de ocorrencia e denúncia no Conselho Regional de Odontologia, além do Procom.
Agora, para indenisação, só um advogado(a).Eu busquei cura e alívio e encontrei pesadelo.
A Imbra faz propaganda enganosa, pois eu estive lá, vivenciei os problemas lá dentro e nada condiz com o que eles anunciam.
A Imbra quer enganar as pessoas ingenuas, humildes, idosas, e em boa fé.
Como me sinto frustrada, estressada, humilhada e principalmente lesada!

Anônimo disse...

Infelizmente há ainda pessoas de boa fé, que caem como patinhos, nessas arapucas. Só pelo fato de ser feita tanta propaganda pela TV, a gente já devia ficar com a pulga atrás da orelha. Profissionais de verdade, sérios, não fazem isso. O que me espanta é ver os Conselhos - os Regionais e o Federal - não investigarem o que está acontecendo. Muito estranho!... Eles se dizem tão zelosos do bom nome de seus profissionais... Vá entender!

Anônimo disse...

Anonima diz,
Sou,uma paciente,que fui emganada pela Imbra,procurei profissionais competentes na cidade de Bauru e foi diagnosticado implantes expostos que provavelmente vão cair logo.Estou revoltadissima,pelo tempo perdido 1 ano e meio pois o mesmo já caiu,voltei na Imbra e falaram que :é assim mesmo,nao sabe nem oque estão falando.Só espero justiça que vou procurar,pois vou ter que fazer tudo de novo,e já tenho 60 anos,não merecia passar por tudo isso,umilhação,falta de respeito,e o estaduto do idoso aonde fica será que foi respeitado?Só espero que ninguem,caia mais nessa armadilha PERIGOSSISIMA e desumana,mais tem um DEUS no céu que vai nos ajudar.
Foi financiado e ficou MUITO caro peloPORCARIA que fizeram.

Anônimo disse...

Fiz o contrato com a Imbra fiquei quase dois meses, entre aquelas marcações de telefone e cancelamentos, quando vi os 386 processos que a IMBRA tem na justiça só aqui no Rio de Janeiro, era para eu começar a fazer na IMBRA DE BOTAFOGO.

RESULTADO :JÁ TEM MAIS DE 45 DIAS QUE NAO RECEBO MEU DINHEIRO POIS CANCELEI O CONTRATO POR DEMORA, POIS EU ESTAVA SENTINDO DOR DE DENTE, ELES PERDERAM MINHA RADIOGRAFIA PANORAMICA QUE SOMOS OBRIGADOS A PAGAR POR ELA E AINDA DEIXAR LÁ COM ELES.

FUI ENGANADA E ROUBADA!

Rafael Oliveira disse...

Pessoal,

Sou advogado, conheço bem a IMBRA e tenho a informar que:

- Para os que ainda continuam na empresa, sugiro ingressarem na justiça do trabalho com ação trabalhista de rescisão indireta do contrato.

- Para os que foram já demitidos e homologados ou não, sugiro ingressarem na justiça do trabalho com ação trabalhista no rito ordinário.

- Para os consumidores ( pacientes ) que foram lesados, ingressar com ação no Juizado Especial ou Justiça Cível.

Estou disposto a fornecerem todos os elementos e suscitar todas as dúvidas que se façam necessárias.

Só ressalto a urgência pois a empresa está a beira da falência e vocês serão como já estão sendo, extremamente prejudicados pois ao que consta a IMBRA não conseguirá honrar seus compromissos até final de ano.

Bem como, é de conhecimento público que grande parte da empresa está fechada desde Sábado.

Meu email: rafaeloliveira.advogado@gmail.com

Anônimo disse...

Olá Aline
Sou Protético ha mais de 10 anos, fiz especializações no exterior (Alemanha) com os mais renomados profissionais do mundo. Fui convidado para trabalhar nos laboratórios da IMBRA para melhorar o nível de qualidade das próteses. Ao conhecer um pouco do que eles oferecem aos clientes, pude perceber que os profissionais que lá estão são iniciantes em matéria de próteses odontológicas, bem como, aos que são da área, para a confecção de próteses metalocerâmicas, porcelanas puras, injetadas, coppings de alumina, é necessário ter certa experiência na área, para que o trabalho seja perfeito à boca do paciente. O que não acontece lá... Observei elementos sendo confeccionados em dentina pura, sem diferença de cores para incisal, lóbulos e outras estruturas. E o mais aterrorizante: anatomicamente incorretos, sem cristas triturantes, sulcos principais, ou mesmo funcionalidade. Sequer usam articuladores para averiguação de pontos de contato. Isso é um absurdo e além de um grande risco para aqueles que impantam dentes e podem desenvolver ai perda ósseas, problemas de ATM, em fim, uma infinidade de riscos. Fiquem atentos. Procurem sempre um bom dentista para fazer tratamentos. O principal fator para o sucesso na hora de cuidar dos dentes é a confiança entre profissional e paciente. Fiquem atentos. Não caiam em clinicas que maqueiam bem seus consultórios e colocam lixo em suas bocas!

aline naomi disse...

Pessoal,

obrigada pelos comentários. Como não modero os comentários e já faz quase dois anos que escrevi esse post, não tinha lido antes.

Creio que os comentários de vocês vão servir para nortear pacientes em busca de tratamento.

Com o pedido de autofalência da IMBRA, escrevi um outro post hoje.

PACIENTES: Se informem muito bem antes de iniciar qualquer tratamento médico ou odontológico!

Anônimo disse...

Sr (sra)Vítima da IMBRA, vc precisa fazer três coisas:
1- B.O. na delegacia.
2-Comparecer ao CRO (Conselho Regional de Odontologia) munido de todas as provas que tiver(contrato, receita,marcação de consultas, nome e telefone dos profissionais irresponsáveis que te atenderam,etc)para fazer uma representação ética.
3-Ir ao DECON.
Obs:Relate tudo que te aconteceu e cite os nomes e o que te causaram.
Esses profissionais irresponsáveis terão que pagar pelos erros cometidos e voltarem à Faculdade.
BOA SORTE!

Nazaré disse...

IMBRA. sinônimo de profissionais inoperantes e anti-éticos!