Pages

domingo, 21 de junho de 2009

De Proz.com e Pow Wow

Hoje a dica é o site Proz.

Quem me passou essa dica, há vários anos, foi a Perê, uma amiga da faculdade, que também mora em São José dos Campos.

E o que é Proz? Bom, é o melhor site para tradutores que conheço. Dele participam tradutores do mundo todo, então é bem enriquecedor e "sem fronteiras". Há várias ferramentas úteis: glossários, fóruns, uma área para você pedir ajuda e também ajudar a solucionar dúvidas de outros tradutores. O cadastro é grátis, mas, se você quiser ser membro "VIP", tem que pagar uma taxa anual em Euros, se não me engano. Estou com o cadastro grátis, porque, no momento, não quero me disponibilizar como tradutora freelance de textos técnicos (por enquanto, quero pegar freelas da própria editora - estou amando trabalhar com livros -, sobre vários assuntos e, depois, quem sabe começar a pegar freelas de outras editoras que publicam literatura - quando eu chegar nesse nível, provavelmente me sentirei ainda mais realizada... traduzir literatura de verdade: meu sonho!). Membros VIP tem alguns (vários?) benefícios, mas acho que o melhor deles é poder visualizar trabalhos em potencial com 12 ou 24 horas antes dos demais tradutores cadastrados - dependendo da urgência das agências, isso é uma vantagem e tanto; alguns posts sobre trabalho também só estão disponíveis para membros VIP. Para tradutores que trabalham só como freelancers, acho que super vale a pena... até porque a maior parte dos valores são pagos em dólares ou Euros.

Tenho usado mais o Proz de algumas semanas pra cá para pedir ajuda - tem coisas que nem eu nem Bianca conseguimos decifrar, trechos que foram traduzidos meio de qualquer jeito pelos tradutores e que ficamos pensando: "não deve ser isso!" ou "o que que é isso??". Tenho recebido ajuda. Amo tradutores! s2

***

Outra coisa legal no Proz são os "Pow Wows" que os próprios membros organizam. "Pow wow", hoje em dia, quer dizer mais ou menos "encontro para socialização"; segundo a Wikipedia, esse termo vem de "powwaw", uma palavra indígena que originalmente quer dizer "líder espiritual".

Como sou mais ou menos sociável, e como tradutores, embora loucos, sejam legais, sempre quis participar desses eventos, mas nunca deu certo. Talvez minha oportunidade seja sábado que vem. Olha que legal:

ProZ.com Powwow: Vale do Paraíba

http://www.proz.com/powwow/2660
Brazil
2009-06-27 13:00:00



This first ever Paraíba Valley PowWow will be held at this famous restaurant, definitely one of the best in the region. I have been there myself, so can vouch for what I say!

BATTAGINI RESTAURANTE
Address: Rua São Benedito, 231
Centro - Lorena / SP
Telephone: (12) 3152-7755 (International: + 55 12 3152-7755)
Distances: from São Paulo: 180 km, from Rio: 220 km
Bus Service: Cometa (from São Paulo), Viação Sampaio (from Rio de Janeiro), Pássaro Marron (from other cities and towns in the region)
By Car (from São Paulo): Take the Dutra or Ayrton Senna Motorways (they merge close to Guararema), past two toll booths (by Dutra). The city of Lorena is about 20km after the Basilica of Aparecida, a huge domed building on your left.
By Car (from Rio de Janeiro): Take Avenida Brasil, then branch onto the Dutra Motorway after the railway line passes under Avenida Brasil. Lorena is about 50 km after the border between Rio de Janeiro and São Paulo.

When you get to this restaurant, you will already smell a delicious fragrance wafting through the air, that of food that has been carefully prepared to whet the most demanding of appetites. The range of dishes is simply out of this world: salads, fish dishes, pasta, barbecues and a choice of mouthwatering desserts, all cooked in perfect harmony so that your meal may be complete. On Saturdays there is a special dish: trout.
Opened only 3 years ago, it has already become a reference meeting point of those seeking good and well-cooked food. This restaurant brings together quality ingredients in preparing their dishes.
Despite its Italian name, the Battagini Restaurant has attained widespread fame among its clients for serving a variety of excellent Brazilian dishes. From Monday to Friday, there is a special discount for University students. Come and visit us! Here is the right place for your daily meal. The price (meal only) is R$ 14,90 per kilo, which works out at about US$ 7.00 for a kilo of food. Drinks and desserts extra.

Quem está organizando este Pow Wow é um tradutor chamado Paul Dixon, que, pela foto, é um senhor, talvez inglês (?!). Se o orkontro de dentistas no ano retrasado já foi bacana, acho que esse também vai ser muito bom! Quero muito ir. Chamei a Taty, vou chamar a Bianca. Mesmo se elas não forem, eu quero ir! Sinto que seria muito enriquecedor, além de eu conhecer um pouco Lorena (apesar de ser relativamente perto de São José, nunca fui pra lá).

Nenhum comentário: