Pages

domingo, 21 de março de 2010

She takes a picture every day

[Ela tira uma foto por dia]

Eu não tiro uma foto por dia, mas seria interessante. Essa eu tirei no automático hoje de manhã e intitulo criativamente: "foto em uma manhã de domingo".

Já faz um tempo, descobri essa moça. Primeiro descobri uma montagem no Youtube e depois vi o site dela.

"Uma foto por dia. Todos os dias. Essa é a ideia. Parte documentário fotográfico, parte para minha mãe verificar diariamente e ver que estou comendo direito." (Essa é a descrição do site dela.)

No filme "Cortina de Fumaça" também tem um personagem que tira uma foto por dia, mas de um mesmo lugar em Nova York, sempre no mesmo horário. Ele faz isso por anos e depois compara as fotos: às vezes a mesma pessoa aparece em várias fotos e depois para de aparecer, dá para perceber as estações mudando, o estado de espírito das pessoas anônimas que passam para chegar a algum destino e atravessam as lentes do fotógrafo.

Gosto dessa captura do instantâneo através das fotos. A gente fotografa e, no segundo seguinte, aquilo já não existe mais, já é passado, o instante morre, e tudo que resta é uma imagem.

Estou me sentindo meio estranha hoje. Não sei o que é. Parece que as coisas estão começando a perder o sentido de novo. Acho que é cansaço. E saudade de algumas pessoas. E de ver coisas diferentes. Continuo trabalhando. Pretendo terminar tudo hoje.

4 comentários:

.:*Mandy*:. disse...

Linda é a origem da palavra "fotografia"... phos (luz) + graphé (desenho) = desenhar com a luz.
Aprecio quem "desenha com a luz" para viver. Annie Leibovitz sempre foi minha favorita, tanto pelas fotos superproduzidas quanto pelas simples e muito, muito sinceras.
Uma vez assisti a um documentário sobre a vida dela, no qual ela conta que fotografou os últimos suspiros da companheira dela, Susan Sontag. Deu até uma dor no peito ao ver as fotos.

aline naomi disse...

Ooolha, nunca tinha ouvido falar de Annie Leibovitz! Vou procurar. Gosto de fotografia =)
Ai, como chama o documentário?? Quero ver! "Susan Sontag" não me é estranho, mas não sei quem é... depois vou dar uma pesquisada ;)
Valeu pelas dicas!

Cara de pau disse...

nossa, você até que é gatinha!
(por acaso tinha a intenção de esconder a Tv de 14" no escuro?)

Tenho uma nikkon das antigas, se quiser marcar pra fazer um ensaio pra postar, algo mais artístico (c ou s/ roupa) vou adorar, sou fotógrafo amador :))

aline naomi disse...

Cara de Pau,

você é muito cara de pau! Haha!

Já pensei em tirar fotos nua em branco e preto, crê? Como experiência, acho que seria interessante, mas não tenho corpo para isso, então, deixarei pra lá ;)