Pages

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Editoração na ECA + Direitos Autorais na FGV

Estou um pouco inquieta por não ter feito escolhas "certas" para minha vida profissional (por que dei tantas voltas?) e ainda não sei como remediar isso. Sei que não tem mais como voltar para 2002, então vamos ver o que consigo fazer para chegar aonde quero (se é que não vou me perder pelo caminho... porque tudo me atrai e me distrai). Hoje me deu vontade de prestar editoração na ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP de novo - prestei em 2008 e não passei para a segunda fase por dois pontos (por que minha vida é sempre um "quase"?)... se bem que se eu tivesse passado para a segunda fase e, depois, na segunda fase, estaria estudando e não trabalhando na editora onde estou, porque esse curso só tem matutino, então talvez as coisas tenham uma razão de ser?

Mas, enfim, hoje me deu vontade. Provavelmente vou prestar Vestibular de novo no fim do ano e, se eu conseguir passar (vou estudar!, queria passar sem estudar, como aconteceu com tradução e odonto (tenho muita muita sorte!), mas acho que não rola), depois decido o que fazer. Eu teria muito mais noção das coisas com que trabalho/terei de trabalhar em outros lugares no futuro - agora tenho certeza do que quero: trabalhar com livros e fazer com que eles saiam perfeitos, sem erros grotescos nem coisas mal feitas / feitas correndo / feitas de qualquer jeito. E quanto mais conhecimento, mais possibilidade de escolhas eu vou ter. E talvez eu consiga mesmo fazer com que os livros saiam muito próximos da perfeição, então terei orgulho de dizer que faço parte de uma equipe que produz livros incontestavelmente muito bem feitos, porque, no meu mundo ideal, todo mundo vai ter noção do que está fazendo e qual o objetivo a ser alcançado.

Para quem estiver querendo embarcar no mesmo barco que eu, as informações sobre o curso de editoração da ECA-USP estão aqui. (Amei a grade curricular do curso - tanto as matérias obrigatórias quanto a maioria das optativas. Tem muito a ver com o que eu gostaria de estudar, porque quase tudo é aplicável na vida real de trabalho.)

Como sou uma pessoa de sorte, acabei de encontrar um curso de extensão em direitos autorais na FGV (Fundação Getúlio Vargas), que era outra coisa que eu queria. É um curso à distância que vai se iniciar em maio/2010 - nunca fiz curso à distância, e até hoje não tinha cogitado fazer, mas talvez seja bom porque estou muito precisando... se consigo aprender japonês com um certo autodidatismo, fazer esse curso não deve ser coisa de outro mundo. Para quem tiver interesse, o link do curso de direitos autorais é este. Inscrições até o dia 02/06/2010 e início das aulas em 21/06/2010. Provavelmente vou fazer esse.

Nenhum comentário: