Pages

sábado, 3 de abril de 2010

Panqueca de Espinafre e Ricota - Receitas 2010 - 1 de 30

Para começar a lista de 30 receitas que me prometi aprender durante 2010, fiz hoje a panqueca de espinafre e ricota. Talvez eu esteja trapaceando (haha), porque eu já sabia fazer panqueca e esse recheio eu já tinha feito no ano passado, para colocar na massa de wrap, mas vamos lá.

Peguei a receita daqui. Do programa da Ana Maria =). Não fiz o molho, porque não sou tão fã de molho de tomate e, mesmo que eu tivesse comprado os tomates, eu já estava há mais de duas horas na cozinha (com o tempo, cozinharei mais rápido? acho que demorei uma hora só para limpar o espinafre!). Também deu preguiça de procurar um molho branco, mas da próxima vez, eu capricho mais.

Panqueca de Espinafre e Ricota Light

- 1 xícara (chá) de farinha de trigo (130g)
- 1 xícara (chá) de leite
- 3/4 xícara (chá) de água
- 1 ovo
- 1 pitada de sal (opcional)
- margarina para untar

Para o recheio:

- 1 maço de espinafre (200g)
- 500 g de ricota
- 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
- 1 dente de alho picado
- 1 pitada de noz-moscada
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Para o molho:

- 4 tomates maduros
- 1/2 colher (sopa) de cebola picada
- 2 colheres (chá) de orégano
- 4 colheres (chá) de azeite de oliva
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Para a panqueca:

Numa tigela, coloque todos os ingredientes e misture bem com uma colher [como a farinha de trigo não queria se dissolver, acabei jogando tudo dentro do liquidificador para misturar melhor - acho que o melhor já é usar o liquidificador direto, sem tentar mexer antes na tigela]. Deixe a massa descansar por 20 minutos. Enquanto isso, prepare o recheio. Leve uma frigideira pequena antiaderente ao fogo alto. Quando esquentar, coloque 1 colher (café) de margarina light e deixe derreter. Retire o excesso de margarina com um papel-toalha.

Segure o cabo da frigideira com uma das mãos. Com a outra mão, pegue uma porção da massa com uma concha pequena e despeje na frigideira. Gire rapidamente a frigideira, de modo a cobrir todo o fundo com a massa. Abaixe o fogo e deixe a panqueca por 1 minuto ou até que a massa dourar, vire-a com o auxílio de uma espátula e deixe fritar por mais 1 minuto. Retire a panqueca e unte a frigideira novamente com margarina. Repita o procedimento com o restante da massa.

Num prato, disponha uma panqueca, coloque uma porção de recheio no centro e enrole-a, como se fizesse um charuto.

Numa travessa, distribua as panquecas e regue com o molho de tomate.

Para o recheio:

Lave as folhas de espinafre sob água corrente. Numa tigela com água, coloque-as de molho por 10 minutos. Retire as folhas sem escorrer a água, assim, as sujeirinhas ficam no fundo da tigela.

Leve uma panela com água ao fogo médio. Quando esquentar, acrescente os espinafres e deixe cozinhar por 4 minutos. Com uma escumadeira, retire os espinafres e com as mãos, aperte-os para retirar o excesso de água.

Numa tábua, pique os espinafres com uma faca afiada. Reserve.

Leve uma frigideira com o azeite ao fogo baixo. Quando esquentar, coloque o alho picado e refogue por 1 minuto. Acrescente o espinafre e mexa bem. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Desligue o fogo.

Numa tigela, junte a ricota, o espinafre e a noz moscada. Misture bem com uma colher até ficar homogêneo. Recheie as panquecas.

Para o molho:

Retire a pele dos tomates: corte um X na base dos tomates e coloque-os numa panela com água fervendo por poucos segundos. Retire-os com uma escumadeira e transfira para uma tigela com
água e gelo. A partir do X, puxe a pele como se fossem quatro folhas. O choque térmico faz com que ela se desprenda facilmente.

Corte o tomate na metade, horizontalmente, e com o dedo indicador, retire as sementes. Não enxágue o tomate, pois a água pode tirar as últimas sementinhas, mas leva junto parte do sabor. Com a palma da mão aperte o tomate contra a superfície de trabalho até que ganhe uma forma plana. Em seguida é só fatiar nos dois sentidos formando, assim, os cubinhos.

Numa panela média, junte os cubinhos de tomate, a cebola picada e o orégano. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire do fogo, tempere com sal, pimenta-do-reino e regue com
azeite.

Nenhum comentário: