Pages

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Editoração na Anhembi Morumbi

Hoje descobri que a Universidade Anhembi Morumbi tem o curso de editoração e se chama "Produção Editorial em Multimeios" (mais informações aqui). A dica foi da Sandra, que está fazendo um curso superlegal na FGV do Rio, sobre formação das editoras (de quinze em quinze dias, ela vai para lá e ouve editores de várias editoras falarem sobre o processo editorial, mercado, etc.), aí perguntei se ela achava válido eu fazer um curso de editoração... expliquei que sentia falta de um background acadêmico, porque, por enquanto, fui aprendendo as coisas fazendo, o que não é muito o ideal, acho, porque não consigo saber se o que estou fazendo seria a melhor saída dentro do contexto. Mas também não sei se um background acadêmico na área me daria isso que quero (?). E, se eu conseguisse entrar em Editoração na ECA-USP (que deve ser o melhor curso da área do país), vou ter que largar o emprego fixo e viver de freelas por quatro anos - valeria a pena? Sairia com um puta curso, mil aprendizados, mas ficaria quatro anos fora do mercado editorial (participaria só "do lado de fora", como freela). O curso da ECA enfoca mais o que eu quero, mas a grade da Anhembi Morumbi parece bem mais moderna e meu leque de atuação poderia ser ampliado (embora eu queira trabalhar com livros mesmo e não com áudio nem vídeo), só que a mensalidade deve ser caríssima. De qualquer forma, devo prestar ENEM e Fuvest pela enésima vez este ano. E depois, se passar, decido. O problema é que editoração na ECA só tem 15 vagas por ano e é bem concorrido para entrar (por isso, imagino que deva ser MUITO bom). Só que me dá tanta preguiça de estudar matérias do colegial para isso... =/

6 comentários:

Bárbara Mac disse...

Nossa, estou exatamente com o mesmo problema. Quando pensei na profissão que queria sabia que teria que ser algo envolvendo livro e na época pensei direto em Tradução. Mas quando fui na feira de profissões que a USP fez nesse ano, me encontrei em Editoração. Meu problema é o mesmo que o seu:
- Disponibilidade de vagas para entrar no ECA
- Matricula da Anhembi Morumbi
E fora essas duas faculdades, em São Paulo só tem, cursos de editoração voltados para Design Gráfico ** Que eu não quero fazer de jeito nenhum

Estou desesperada e ainda tenho 12 meses para decidir .-.

aline naomi disse...

Oi, Bárbara.

Agora a Anhembi tem uma promoção que dá bolsas de estudos:
http://portal.anhembi.br/top50/?gclid=CNTyybGp68ACFbTm7AodkQIAmg

É preciso ler direito as regras (quem já tem diploma universitário não pode participar, por exemplo).

Abraços!

Emy Mitchell disse...

Oi Aline, como vai? Espero que você ainda use este blog uahsuahs

Estou interessada no Curso de Editoração e estou enfrentando o mesmo dilema que você apresentou no texto, o qual foi escrito em 2010, então presumo que se você seguiu nesse curso, já deve estar até formada haha Queria te fazer umas perguntinhas...

1- Qual das duas faculdades você acabou entrando? (Se for a USP, como foi a segunda fase?)
2- Como foi sua experiencia? Você se arrependeu ou foi o que esperava?
3- O que você poderia dizer sobre como é o curso.

Obrigada pela atenção desde já :)

xx
Emy

aline naomi disse...

Oi, Emy!

Acabei não fazendo o curso de editoração nem na USP e nem na Anhembi Morumbi. Uns quatro meses depois desse post fui dispensada da editora onde eu estava e fui viajar. No começo de 2011, entrei em outra editora e os planos mudaram um pouco; comecei a procurar cursos de pós-graduação na área de edição e publicação de livros, não encontrei, então fui fazer um MBA em Gerenciamento de Projetos (é um curso de administração, basicamente, que pode ser aplicado à qualquer área) em 2012. Hoje estou fazendo outro MBA específico para editores/futuros editores (este aqui: http://www.casaeducacao.com.br/courses/mba-book-publishing/.

Desculpe, mas não posso comentar nada sobre o curso da USP... se tiver oportunidade, sugiro que você participe do Fórum de Editoração que os alunos de editoração da USP promovem todo ano... me inscrevi para ir no ano passado, mas acabei não conseguindo. O link para o evento do ano passado é este: http://www.comartejr.com.br/forum/

Abraço!

Carolina Miranda disse...

Oi Aline, estava procurando informações obre o curso de editoração e cheguei aqui no seu blog. Tem me ajudado muito, mas ainda tenho algumas dúvidas...
Gosto muito de livros e de arte no geral. São coisas que eu me identifico bastante mas não sei até onde isso poderia se tornar profissional. Isso porque sou mais do tipo introvertida e esse curso na USP, é uma habilitação do curso de comunicação social(deu pra entender o meu dilema né?rs). No geral me considero uma pessoa criativa mas curto fazer o meu trabalho só. Minhas dúvidas são: O fator introversão pesa muito nesse tipo de trabalho? Você conhece alguém assim que embarcou nessa área? É preciso fazer muito networking? Outra coisa, penso em fazer um curso técnico de multimídia. Meu plano seria faze-lo junto com a faculdade de editoração e como ele é curtinho, não atrapalharia tanto. Gosto dessa área também, você acha que é uma boa ideia ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?

aline naomi disse...

Olá, Carolina.

Se você fora trabalhar com livros (editando, traduzindo ou revisando) de forma independente, ou seja, em casa, o fato de você ser introvertida não afeta o trabalho, mas caso queira trabalhar em uma editora, isso pode afetar o andamento do trabalho, pois, em geral, trabalha-se em equipe, e é preciso ter algumas habilidades de comunicação para que os livros deem certo no final (editores ou assistentes editoriais precisam conversar com autores, capistas, designers, revisores, ilustradores etc. para orientar ou entender mais sobre a obra). Não conheço muitas pessoas "introvertidas" para dizer a verdade.
Sim, networking é superimportante. Pessoa que se conhece em cursos e eventos da área podem indicar vários trabalhos ou empregos em editoras.
Sobre o curso de multimídia, não tenho ideia se isso tem a ver com edição de livros... mas se você se interessa pela área, creio que nada te impede de cursar o técnico nessa área com a graduação em editoração.