Pages

quarta-feira, 26 de maio de 2010

O mistério na fábrica de livros

Li esse livro quando era criança, depois acabei doando, mas queria ler de novo!

O mistério na fábrica de livros, do Pedro Bandeira, mostra como o livro é feito. Queria ler de novo para ver o que mudou - agora que estou do lado de cá - desde então. Achei o arquivo em pdf na internet aqui (dá pra baixar! já salvei no meu desk).

E vocês não têm LOÇÃO do tanto de trabalho que dá fazer um livro infantil com ilustrações coloridas (ou mesmo um didático com zilhões de ilustrações em preto e branco). Primeiro, é trabalhoso achar um ilustrador competente, que pegue o espírito do livro, que tenha os traços e interpretações compatíveis com a faixa etária para a qual o livro é destinado e que tope fazer o trabalho por um valor que caiba no orçamento destinado para a obra. Depois, o(a) ilustrador(a) envia as rafes ("esboços") dos desenhos para aprovação - o(a) editor(a) palpita, o(a) autor(a) palpita, todo mundo palpita, mexe-se nas ilustrações - ou não - e depois há o trabalho de inserir os desenhos de acordo com o texto, várias revisões, pois quase nunca os desenhos estão no lugar certo ou na posição que deveriam estar ou estão desproporcionais ou com falhas, etc... e, nessa etapa de manipulação do desenho no computador, acho que é preciso cuidar para que as cores e traços não saiam distorcidos.

Apesar dos mimimi dos últimos dias, está sendo legal aprender coisas novas e participar do processo. Vou enriquecer minha bagagem e vai ser bom. Vai, sim ;)

Obs: a nova edição parece ter sido feita por outro ilustrador, mas o livro que li na infância tinha essa capa e esses traços me agradam bem mais...

Nenhum comentário: