Pages

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dando um tapa na minha vida cultural...

Anteontem vi "Caótica Ana", um filme espanhol do Julio Medem - ele também dirigiu "Lucía e o sexo" -, que a San me emprestou (e eu também emprestei uns alternativos para ela; um iraniano e um chinês, entre outros que já não lembro - a troca está sendo produtiva!). Ela disse que ficou meio perturbada depois que viu esse filme espanhol e, pelo que eu falava, provavelmente ia gostar desse - realmente, gostei! :)

Ana é uma jovem pintora, que vivia com o pai em uma caverna. Ela é descoberta por uma mecenas que a leva para Madri, para um casarão, onde ela reuniu vários outros jovens talentosos, para que desenvolvessem habilidades artísticas. Depois de um tempo, ela começa a ter uns surtos, ela consegue ver como foi morta em outras vidas e fica muito mal. O filme se aproxima um pouco de "Frida" porque também intercala pinturas com cenas que retratam o que a protagonista está sentindo ou suas mortes passadas. Terminei de ver ontem e comecei a ver pela enésima vez "O segredo de Brokeback Mountain" (esse filme me perturba mais que "Caótica Ana", mas mesmo assim eu gosto e fico revendo :). Termino de ver hoje - por causa do cansaço, dormi no meio do filme ontem.

Hoje (olha que legal!) fui fazer carteirinha na Biblioteca de São Paulo, que fica no Parque da Juventude, onde antes funcionava o presídio do Carandiru. Convidei a Vi, por quem fiquei sabendo do lugar, mas ela não podia hoje, ficamos de voltar semana que vem. Eu queria emprestar Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, da Clarice Lispector, mas não tinha (!!) - tinha uns 35 livros dela lá, menos o que eu queria... pena! Vou ver se encontro amanhã em um sebo aqui perto de casa. Mas aí peguei esses:


Persépolis, da Marjane Satrapi. Vi a animação já faz um tempo no cinema e amei. Os quatro volumes são quadrinhos (quero aprender um pouco mais sobre quadrinhos agora e estou começando por algo que já sei que vou gostar).

A biblioteca foi inaugurada em fevereiro desse ano e é moderna e aconchegante. Tem uns puffs coloridos e vários computadores para os usuários. Não sei se tem wi-fi, mas tinha gente com notebooks lá. Da próxima vez vou com a Vi e quero brincar com o Kindle! :) Ah, para fazer a carteirinha, tem que levar RG e comprovante de residência, a carteirinha fica pronta na hora e - dica importante - fiquem bonitinhos porque a foto digital que vai na carteirinha também é tirada na hora (me recuso a mostrar a minha... haha! saí horrível).

Tá. Agora só falta fazer carterinha no SESC para pagar baratíssimo pelos shows e peças e aulas de ioga e tudo mais.

***

Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul, 2.630, Prédio 3, ao lado da estação de metrô Carandiru
Horário: terça a sexta, das 9h às 21h, sábado, domingo e feriado, das 9h às 19h

Nenhum comentário: