Pages

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Dos livros que traduzi

Ok. Chega de mimimi. :)

Esse post é pra dizer que hoje consegui os livros que traduzi. A Rosalia que ficou no meu lugar lá na Madras arranjou os livros, mandei o motoboy retirar e entregar lá na Rideel (é, estou trabalhando nessa outra editora agora) .

O livro da Lady Gaga ficou bem legal. Não li nada ainda e espero que não tenham suavizado a linguagem - conversei bastante com a Bi, que fez a revisão e me ajudou horrores, durante o projeto (sim, era por isso que meu status no MSN era sempre OCUPADO na época - e todo mundo vinha falar comigo =) e deixei uns termos chulos porque chegamos à conclusão de que cabia. Tinha horas que me dava um certo pudor linguístico e eu mesma queria suavizar, mas logo passava =P. Pedi para o crédito da Bi entrar como tradutora também, mas não entrou =(.

Adorei trabalhar com esse livro, embora tenha exigido bastante pesquisa (ou talvez por isso mesmo), tive que ouvir várias coisas pop que eu nem sabia que existia, e a trilha sonora durante o trabalho era praticamente só Lady Gaga - depois que entreguei a tradução, parei de ouvir porque fiquei saturada. Isso sem contar que eu estava em adaptação na Rideel, o que me causava um cansaço mental além do normal, o estresse do prazo curto, cansaço (trabalhei de noite, de madrugada e nos finais de semana) e pressão. Mas acabou dando tudo certo no fim - quando a gente quer, a gente consegue. Vou dar um tempo antes de ler, porque vou ficar infeliz se encontrar muitos deslizes e despadronizações. Ah, e lendo o livro dá para entender melhor a Lady Gaga - ela é uma pessoa bem interessante, como diria a Bi: "Eu queria ser amiga dela!!". Na época da tradução, achei uns vídeos de quando a Stefani Germanotta (nome verdadeiro da Lady Gaga) fazia outro tipo de música e achei muito bom. Ela tem uma bagagem cultural bem rica (estudou artes por um tempo, antes de se dedicar só à música) e sabe o que está fazendo - e eu sempre admiro as pessoas que sabem o que estão fazendo e procuram fazer o melhor.

Como prometido, vai uma cópia pra Mandy e outra pra Dri, quando ela tiver um endereço.

E vou dar uma cópia do livro de Astrologia pra Ana, porque ela gosta do assunto. Aliás, já estou com várias coisas aqui para dar para ela desde o começo do ano...

E também tem o livro de como melhorar a memória, que eu achei bem legal de fazer. A Bi revisou esse também e me ajudou com as adaptações dos exemplos americanos/de frases em inglês para a realidade brasileira. Ah, eu adoro a Bianca!! :)

Amo traduzir. Vamos ver se migro para a ficção agora. Ou quem sabe a gerência resolve publicar os livros de maquiagem e esmaltes que peguei emprestado para ler e eu pego para traduzir - o que seria bemmm legal!

Nenhum comentário: