Pages

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Preciosa - Lee Daniels

Vi esse filme agora pouco e... é forte e depressivo. É o tipo de filme que imagino muitas amigas dizendo: "Não consegui ver".

Claireece Precious Jones é uma garota de 16 anos, negra, analfabeta e obesa que está grávida pela segunda vez do próprio pai, que abusava dela desde os 3 anos. Caçoam dela na escola. A mãe abusa dela de todas as formas possíveis. A primeira filha dela (também do próprio pai) tem Síndrome de Down e é chamada de Mongol. Depois de um tempo, com a ajuda de uma professora de inglês, ela vai morar em um abrigo com o filho que acaba de ter e a mãe dela, em uma visita, revela que o pai dela tinha AIDS. Preciosa descobre que também foi contaminada (porque desgraça pouca é bobagem), mas o filho, não.

Não percebi antes de ler sobre o filme na internet: a Mariah Carey e o Lenny Kravitz fazem parte do elenco (a Mariah é uma assistente social - mas nem parece ela!! - e o Lenny faz o papel de um enfermeiro - está bem diferente também!).

O filme é baseado no livro Push, de Sapphire. Li aqui que a autora trabalhou como professora de leitura no Harlem e a história é baseada em histórias de várias meninas como a Preciosa. O livro foi traduzido no Brasil e publicado como Preciosa pela editora Record.

Nenhum comentário: