Pages

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Guignard e o Oriente: China, Japão e Minas

Essa exposição está no MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul) em Porto Alegre.

Não entendi direito por que misturaram as obras do Alberto Guignard, um pintor brasileiro do século XX, com obras de pintores chineses e japoneses do século XVIII. No site diz que "a exposição destaca a relação natural e concreta da obra de um dos maiores pintores brasileiros com as tradições artísticas orientais", mas eu (que só tive aula de história da arte no colégio e não tenho uma visão mais aprofundada da coisa) achei um pouco estranho ver uma obra do Guignard e, do lado, uma obra chinesa antiga (???). Talvez tenha uma lógica, mas eu não consegui entender. Apesar disso, gostei da exposição, gosto da estética oriental, e o que mais gostei da obra do Guignard foram as obras com paisagens meio de sonho, como essa abaixo (Noite de São João, 1961 - a imagem tirei daqui):


O quê? Exposição "Guignard e o Oriente: China, Japão e Minas"
Onde? MARGS - Praça da Alfândega, s/n° - Centro - 90010-150 - Porto Alegre - RS
Fone (51) 3227-2311 - Fax (51) 3221-2646 museu@margs.rs.gov.br
Quando? De 15/09 a 07/11/2010 - de terça a domingo, das 10h às 19h
Quanto? Grátis

Site oficial do museu aqui.

A exposição está no primeiro andar e, no segundo, fica o acervo permanente do museu. Eu não tirei foto lá dentro, acho que podia, mas quando forem a Porto Alegre, vejam, a arquitetura interna é legal e as obras valem a pena.

Nenhum comentário: