Pages

sábado, 25 de setembro de 2010

Por que trabalhamos?

Para pagar contas. Para sobreviver.

É estranho, não?

Ainda tenho conflitos com trabalho x vocação x prazer.

Ontem (quinta) uma amiga me mandou uma mensagem no celular mais ou menos assim: "aline, socorro, me tira do tédio desse trabalho... vamos pra galeria do rock na hora do almoço?". Infelizmente eu tinha algumas coisas burocráticas para resolver e tinha que ficar esperando uma pessoa vir me trazer um documento em casa (no meu prédio não tem porteiro) e não pude ir pra Galeria com ela.

Parece que a maioria das pessoas não está feliz com seus respectivos trabalhos, porque a maioria dos trabalhos é maçante, repetitiva, e isso me dá uma angústia, porque sempre achei que o trabalho deveria ser uma das fontes de prazer na vida - já que passamos cerca de um terço do dia nele, então, que seja prazeroso, criativo e enriquecedor. Não? Ou talvez eu e meus amigos sejamos inquietos demais, não sei.

Fiquei pensando em trabalhos que faria com prazer e de graça e cheguei a uma ideia "genial", mas que já deve ter sido pensada por outras pessoas: criar um blog de viagens, em que eu seria a viajante solitária, ou não (estou falando com a Princesa Sara agora, ela adorou a ideia e disse faria dupla comigo na loucura =), e iria para todo canto do mundo, profissionalizaria meu jeito de escrever (porque este blog escrevo do jeito que quero, posto o que quero, pelo prazer de escrever e compartilhar), teria de contar com o patrocínio de agências de viagem e companhias aéreas também, em troca de publicidade no site. Pensei nisso como um projeto de cinco anos, dos 30 aos 35 anos, seria um bom plano para essa idade, talvez a melhor idade, quando já não estarei imatura e também não terei conceitos cristalizados - se bem que tenho a sensação de que estarei a vida toda aberta a novas experiências e com os conceitos sempre em mutação. Aos 30, a Crisinha se jogou de para-quedas... quando eu fizer 30, daqui a alguns meses, queria me jogar no mundo...

Tem que haver uma solução. Não é normal trabalhar só para pagar contas e comprar coisas.

Nenhum comentário: