Pages

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Robert Wilson - Video Portraits

Agora, tcharammmm, o mais legal do mundo...

Robert Wilson no Santander Cultural, também em Porto Alegre.

Eu já tinha entrado no Santander da outra vez que fui lá, mas nem lembrava que era tão legal (a desmemória às vezes é bom: eu me encanto de novo com as mesmas coisas como se fosse a primeira vez =D). Você entra e tem uns vitrais coloridos no teto! Quando entrei dessa vez estava uma penumbra, um clima meio de cinema, porque a exposição do Robert Wilson é de "videorretratos", projeções de vídeos em telas em branco nas paredes brancas. São várias projeções, com som (às vezes são falas em inglês e tem que chegar perto para ouvir direito), de artistas famosos (tinha o Brad Pitt e o Johnny Depp - dos que consegui reconhecer), no térreo e no primeiro andar, aí eles parecem praticamente estáticos, tem que ficar olhando por alguns minutos até que algo acontece - os personagens retratados fazem um movimento ou há alguma variação no cenário (venta, surgem borboletas - a Bá ia ter um troço se visse esse das borboletas (várias!) que pousam sobre um cara de terno branco... -, chove/para de chover...).

Amei demais o rosto de um homem com maquiagem branca, de olhos fechados... e de repente vão surgindo letras, palavras e esse pensamento no rosto dele: "La solitude est une condition nécessaire de la liberté" (A solidão é uma condição necessária da liberdade) e, depois de um tempo, conforme ele vai abrindo os olhos, a frase vai desaparecendo do rosto dele... eu achei demais. A minha interpretação é: a partir do momento em que ele abre os olhos (para o mundo, para outras pessoas), ele já não está mais só e já não é mais (tão) livre.

Tirei várias fotos lá, mas como decidi voltar pra São José só no sábado, e o cabo da câmera está lá, só vou poder descarregar tudo sábado. Aguardem.

O quê? "Video Portraits", de Robert Wilson
Onde? Santander Cultural - Sete de Setembro, 1028 - Centro Histórico - Porto Alegre/RS
Quando? De 09 de setembro a 05 de dezembro de 2010 - de terça a sexta, das 10h00 às 19h00,
sábados, domingos e feriados, das 11h00 às 19h00
Quanto? Grátis

Site do Santander Cultural aqui.

Se vier pra São Paulo, quero ver de novo.

Nenhum comentário: