Pages

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Tiwanaku

Rapidinho, pessoas!
Fui pra Tiwanaku com uma agência que passou no hotel para me pegar mais ou menos às 8h30. A visita ao sítio arqueológico foi guiada, o guia era bem legal, fui com um grupo de turistas de vários países e tinha um brasileiro de Uberlândia =).
Dica para quem um dia vier: vale a pena pagar um guia, porque ele dá umas explicacoes legais sobre o andamento das escavacoes e tal.
Bom, eu nunca tinha visto um sítio arqueológico na vida e achei impressionante. A gente estuda essas coisas de civilizacao inca e tal nos livros do colégio (ou na faculdade, para quem escolhe a área), mas ESTAR ALI é diferente. É estranho saber que há milhares de anos uma civilizacao com altos conhecimentos de astronomia e arquitetura viveu ali e o que resta sao apenas os vestígios. Tiwanaku é patrimônio cultural da humanidade pela UNESCO e o dinheiro que cobram pela entrada ajuda a custear os trabalhos de arqueólogos e construcao do que mais tarde será um tipo de parque arqueológico (as pecas desenterradas serao colocadas em mostruários no interior de prédios que ainda estao sendo construídos, por enquanto, a maioria das pecas desenterradas estao ao ar livre para visitacao).
Tem uma pirâmide que está sendo desenterrada e o guia disse que a estimativa é que demorem mais uns 8 anos para terminar de desenterrá-la.
Vimos monolitos e (que raiva!) tem umas partes destruídas porque teve uma época em que a guarda nacional ficava praticando tiro ao alvo neles!
Depois voltamos e fui passear com o Luciano (o brasileiro que conheci) por umas ruas tipo 25 de Marco daqui - tudo MUITO barato, ótimo para quem gosta de fazer compras. Eu só queria óculos de sol mesmo. E achei num camelô - só torco para que nao estrague a minha vista!
Daqui a pouco parto para Uyuni, onde tem o salar, onde o reflexo do sol pode danificar os olhos - por isso eu precisava tanto dos óculos... se bem que nao sei o que é pior, neh? Nao usar óculos ou usar óculos do camelô, ma bene! =)

2 comentários:

Anônimo disse...

oi aline,você conhece esse blog?
http://www.rascunhosdeviagens.blogspot.com/
beijos e otimo passeio
bye,susu.

aline naomi disse...

Oi, susu! Nao conhecia blog, mas adorei!! Obrigada pela dica. Depois vou dar uma olhada com mais calma.
Beijo!