Pages

terça-feira, 12 de outubro de 2010

El Cementerio de los Elefantes - Tonchy Antezana

Como tenho problema, fui ver esse outro filme boliviano ontem à noite. Porque não basta ver um filme deprimente por dia, tem que ser dois.

Esse filme eu trouxe lá da Bolívia, comprei no camelô e, pela sinopse, sabia que ia gostar!

O filme se passa em La Paz (tem umas cenas rodadas perto da Catedral San Francisco, perto de onde fiquei hospedada!) e retrata bem o ambiente das ruas da cidade - as placas, os vendedores gritando, as vans que servem de ônibus, os carros velhos...

O título faz alusão ao "cemitério de elefantes" (lugares onde os elefantes supostamente vão para morrer), porque o protagonista também vai para um quarto, onde passa os últimos dias bebendo e lembrando de sua vida antes de morrer. O mais assustador é que isso acontece de verdade; no fim do filme lemos que há 4 lugares como esse em La Paz. Outra coisa que me impressionou foi que ele vende o melhor amigo para um ritual para Pacha Mama (Mãe Terra): durante o ritual, o amigo é drogado e, quando está quase morrendo, é levado para uma vala, feita no terreno em que um prédio está sendo construído, e enterrado - é uma oferenda para que o prédio seja bem edificado (!). Eu sabia que faziam isso com fetos de lhama, enterravam para ter casas "fortes", mas não que pessoas também podiam ser usadas nos rituais.

Para quem gosta de filmes "alternativos", recomendo. A trilha é bem bonita (uns violinos!). Ah, preciso comentar isso: numa das cenas em que um taxista é enterrado, o cara que faz o papel do morto mexe um pouco os olhos (porque jogam terra na vala, perto do rosto dele) haha!!

O site oficial do filme é este.

E encontrei o trailer no Youtube:



Nenhum comentário: