Pages

domingo, 19 de dezembro de 2010

Docas de conexão entre mundos

No shopping Center 3 da Paulista tem esse lugar, perto dos banheiros masculino e feminino:


Sempre que passo ali, me pergunto o que seriam as tais "docas", porque "doca" para mim tem a ver com mar. Fiquei imaginando se passar por essas portas, tem umas escadas para descer para o subterrâneo, onde haveria vários barcos e navios para outros mundos. Embarcações para onde a gente quisesse ir, incluindo Macondo, Shangrilá, Céu, Inferno, Purgatório, Transilvânia, 2046, Metrópolis, para dentro dos desenhos do Miyazaki, para dentro dos quadros do Magritte. Um dia ainda entro lá e se me barrarem eu falo a verdade: "É que eu só queria ver as docas". Ou Docas seriam como oráculos? Tipo umas ninfas virgens que preveem o futuro ou nos teletransportam para um determinado ponto no passado para consertarmos um momento infeliz das nossas vidas. Elas não cobrariam nada pelo teletransporte, mas, em troca, teríamos de ser bons e sempre tentar controlar nossas mesquinharias.

No Houaiss:

1 doca s.f. [...] 1 MAR parte abrigada de um porto, dispondo de cais acostável onde se podem recolher embarcações para fugir do mau tempo ou para carregar e descarregar 2 p.ext. construção situada no porto e destinada a amazenamento de mercadorias desembarcadas e a embarcar (mais us. no pl.) [...]

2 doca adj.2g. B infrm. que é cego de um só olho. ETIM segundo Nei Lopes, prov. orig. banta, cp. nhungue doca 'anoitecer, escurecer'.

2 comentários:

Old Little Girl disse...

Só pode entrar lá quem é caolho???
o.O
rs

aline naomi disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!!