Pages

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Hambúrguer de grão de bico - 6/30

Então, eu fiz o hambúrguer de grão de bico! Estou aprendendo a brincar com comidinha de verdade! Hoho.

Yuri moldando os hambúrgueres

Procurei receitas de hambúrgueres de grão de bico no amigo Google, mas tudo parecia muito complexo, com mil temperos que nem sei onde se compra, daí inventei a minha. Estou trabalhando com a linha "cozinha intuitiva" - misturando determinados ingredientes o prato final vai ficar bom e é isso =P.

E, vejam que mágico: grão de bico deixado de molho de um dia para o outro cresce! Igual aqueles brinquedos de esponja crescem quando deixados na água. Mágico. Agora eu sei.

Ingredientes:
250 g de grão de bico (deixados de molho de um dia para o outro - colocar bastante água, porque o grão absorve bastante água)
1 cebola
3 dentes de alho
azeite para refogar
2 ovos
leite
farinha de rosca (ralei dois pães amanhecidos, mas é mais fácil se estiverem duros) para dar liga
sal a gosto (hipertensos, manerem, ok?)
demais temperos a gosto (coloquei Aji-no-moto e pimenta do reino)

Modo de preparo:
Cozinhar o grão de bico. É mais rápido se usar a panela de pressão, mas como ainda tenho medo de usar esse tipo de panela (vai que explode? já ouvi várias histórias...), usei a normal. Demorou uns 30-35 minutos para ficar pronto.
Colocar o azeite na panela, acrescentar o alho e a cebola (e o sal). Depois de alguns minutos, colocar o grão de bico cozido.
Bater o grão de bico refogado no liquidificador, com os ovos e o leite (na verdade, usei ovos e leite para conseguir bater no liquidificador...).
Acrescentar a farinha de rosca até conseguir moldar os hambúrgueres.
Colocar um pouco de óleo na frigideira, "fritar" até dourar e pronto.

Essa quantidade deu para uns 10 hambúrgueres.

3 comentários:

@Flafli disse...

Nossa! Nunca tinha visto hamburguer de grão de bico! rs...

E é bom???rs

Beijos!

Karen disse...

Que divertido! Eu nunca tentei fazer assim!

aline naomi disse...

Flafli,
ficou bom, sim! ;)
Comi isso numa lanchonete vegetariana perto do CineSesc na Augusta - o Dan que falou que era bom, aí eu escolhi esse.

Beeijo!

***

Karen,
eu gostei do resultado. Eu faço uns malabarismos culinários que nem sei onde vão dar, mas por enquanto estou tendo sorte! Haha!