Pages

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Massa para pizza - 11/30

Receita da minha mãe:

25 g de fermento Fleshmann
300 g de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de óleo
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 ovo
sal (a gosto)

Dissolver o fermento no leite e misturar o restante dos ingredientes e deixar a massa descansar 15 minutos. Abrir a massa do tamanho da assadeira. Untar a assadeira com um pouquinho de óleo. Colocar a massa na forma, furar c/ garfo e levar a assar em forno preaquecido.

***
Observações e fotos:

Usei farinha de trigo integral para ficar mais saudável.

Uma receita e meia dá para duas formas.

Fiz o molho de tomate em casa porque acho estranho os molhos industrializados. Não sei se tem um jeito certo de se fazer, mas simplesmente bati 3 tomates sem semente no liquidificador e coloquei na panela onde já tinha colocado azeite, alho e cebola. Misturei por um tempo e depois me pareceu bom.

Cobertura da pizza salgada: meia vegetariana (brócolis cozido por 5 minutos em água fervente, ovos cozidos - descobri que demora uns 15 minutos para ficarem cozidos - e picados, cogumelos picados, queijo mussarela) e meia atum (atum enlatado e meia cebola crua picada).

Cobertura para a pizza doce: chocolate ao leite, chocolate branco (Laka), coco fresco ralado (dica para quebrar o coco que vi no Yahoo Respostas: tirar a água e depois deixar no forno... a casca dura do coco se parte em uns 10 minutos!, eu estava tentando com martelo e chave de fenda, mas não estava dando certo - haha!). Mas tive problemas com a cobertura doce porque o chocolate não derreteu. Depois, joguei o chocolate picado e o coco em uma leiteira com um pouco de leite e deixei em banho maria para que derretesse. Ficou menos pior, mas bem doce. Da próxima vez uso Nutella e alguma fruta.

Meia vegetariana e meia atum

Meia chocolates preto e branco, meia chocolate preto e coco.
E saquerinha de kiwi!

O chocolate não derreteu e ficou assim

Depois que derreti ficou assim

2 comentários:

Lúcia Harumi disse...

Lembrei de dar uma dica de como "moer" nozes (se vier a usar): colocar em saquinho plástico e bater com martelo (de carne, por ex). Leva segundos. Ano passado qdo fiz os cookies, sofri picando com faquinha. Levou um tempão.

aline naomi disse...

Obrigada pela dica, tia!! Eu também ia picar as nozes com uma faquinha... haha!