Pages

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Strogonoff de soja - 12/30

O prato do fim de semana foi strogonoff vegetariano. Estou acostumada com o strognoff de frango da minha mãe, daí não me pareceu tão bom (ou talvez eu precise aprender a cozinhar direito a soja texturizada, não sei).


Receita original tirada do KitutisdaCris. Não alterei praticamente nada. Como a cebola era enorme, usei só uma e não duas. Ah, recomendo dar uma olhada no site da Cris, porque tem fotos, está muito legal o passo a passo lá!

Strogonoff de Soja

Ingredientes

300 g de proteína de soja grande
100 g de champignon picado
2 colheres de manteiga
2 dentes de alho amassados
2 cebolas grandes picadas - usei uma enorme
3 colheres de catchup
3 colheres de mostarda
1 cubo de caldo de legumes
200 g de creme de leite
Sal a gosto
1 colher de café de açafrão (se você gostar bem colorido seu strogonoff) - não usei

Modo de fazer:

Corte o champignon pela metade. Deixe a proteína de soja de molho em água morna por 1 hora. Numa panela coloque a manteiga e frite o alho até dourar. Depois acrescente a cebola picada e frite até dourar. Acrescente a proteína e o cubo de legumes, frite até dissolver o cubo. Acrescente o champignon. Ponha o catchup e a mostarda; se preferir um sabor mais aguçado, acrescente mais. Misture bem e deixe ferver por uns minutos, experimente o sabor e, se necessário, acrescente o sal. Acrescente o creme de leite. Cozinhe por mais alguns minutos.

***

É, continuo minha saga semivegetariana. Depois é só cortar do cardápio o peixe e outros bichinhos de água salgada ou doce (camarão, lula, etc).


4 comentários:

.:*Mandy*:. disse...

Só cuida que eu tive de parar depois de 1 mês, viu. Minhas unhas começaram a ficar com listras brancas e tudo.
Melhor acompanhar com um médico, conselho de amiga :)

Ah, sim, uma dica pro estrogonofe de pts ficar mais gostoso: coloque-o de molho não só em água pura; misture a água com shoyu ou caldo de legumes. Fica ótimo!

Beijos =*

Tati disse...

Ótima dica da Mandy!

Sabe que fui vegetariana por dois anos? Só que como não sou de cozinhar muito, a gente come muito fora. Então, qual a única opção sem carne que se acha na rua? Queijo. Me empanturrei de queijo que engordei pra caramba e o colesterol foi às alturas.

Realmente, só dá certo com visita regular no nutricionista. Mas, já que não tenho plano, nem dinheiro pra fazer essa gracinha, resolvi voltar a comer carne. Então, fico nessa coisa semi também.

O pior era ter de cozinhar dois almoços diferentes. Hoje ainda é mais ou menos do mesmo jeito, então é por isso que não sou fã da minha cozinha. Talvez, se eu morasse só... Mas tô tentando pelo menos cozinhar de noite e guardar na geladeira pro outro dia. Até comprei recentemente a proteína de soja, pra ver se volto aos bons tempos de vez em quando.

Eu sou completamente a favor da dieta vegetariana, vegan ou semi. Mas claro, só dá mais certo pra quem gosta de cozinhar ou pode ter o médico do lado.

Bjus, :*
Tati

aline naomi disse...

Nossa, Mandy!! Bom, de qualquer forma, ainda estou semivegetariana, então não estou tããão preocupada (sei que quando voltar pra casa dos meus pais, vou acabar comendo frango e talvez outras carnes porque o povo lá continua bem carnívoro), mas quando eu decidir cortar TUDO mesmo, vou pro médico e pra nutricionista!

Valeu pela dica do shoyu ou do caldo de legumes na soja! Agora descobri como fazer para ficar mais temperada!! =D Thanks!

Beeijos!!

***

Tati,
você sempre vem com algo diferente sobre você!! ;) Não tinha ideia de que você tinha sido vegetariana...
Por falar em nutricionista, uma amiga nutricionista/dentista era contra eu fazer dieta vegetariana porque ela dizia que as refeições precisavam ser "completas", ou seja, com carne animal, para suprir bem todos os nutrientes do corpo... isso porque, na época, eu comia frango umas três ou quatro vezes por semana (ela brincou que eu ia começar a cacarejar, haha!). Vou voltar a falar com ela pra ela me explicar direito.

Beeijo!!

dan disse...

Então, há dois anos continuo como semivegetariano. Não consegui cortar os bichos de água simplesmente por não ter acompanhamento médico. Mas um dia eu chego lah.

Sabe que até tentei voltar atras? bom, o gosto da carne não passa mais!

To tentando não ser tããão severo, pois onde eu almoço soh tem couve de mistura vegana, então uma vez ou outra tento um frango. Mas não é mais tão fácil como antes.


aaah, o erick faz um strogonoff de soja mto bom!

bjuu linoca