Pages

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Suflê de queijo - 14/30

Receita tirada daqui. Não alterei praticamente nada. Só a quantidade de queijo parmesão (comprei um pacote de 100 gramas e usei tudo - uma parte para polvilhar).

Ingredientes:

1 xícara (de chá) de queijo mussarela picado
2 colheres (de sopa) de farinha de trigo
4 gemas separadas
1 pitada de sal
2 colheres (de sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (de sopa) de margarina
2 copos de leite
4 claras em neve
1 pitada de noz moscada
½ cebola pequena ralada

Modo de preparo:

Faça um molho branco mais consistente com a margarina, a farinha de trigo, o leite, a cebola ralada e a pitada de sal. Deixe esfriar um pouco. Adicione as gemas peneiradas quando o molho estiver frio. Torne a levar ao fogo, acrescente a noz moscada e deixe ferver por mais 2 minutos. Deixe amornar e acrescente os queijos, misturando bem. Por último, adicione as claras batidas em neve, misture delicadamente e leve ao forno para assar.

***

O queimado do lado direito aconteceu porque sou meio desastrada e quando polvilhei o parmesão na massa, notei que não tinha se espalhado homogeneamente, aí (olha a inteligência da garota!), para espalhar o queijo, chacoalhei o pirex... voou queijo ralado em boa parte do chão da cozinha, fiquei com aquela cara de "sem comentários!" e uma parte da massa se inclinou para esse lado, por isso essa lateral ficou queimada, mas o suflê não queimou!

Fiz nesse pirex quadrado porque não tenho pirex redondo e muito menos ramekin (vasilha de porcelana própria para preparar suflês e muffins, de origem francesa, muito bonito e muito caro - quando eu ficar rica como tradutora - rá! -, eu compro).

Ia tirar foto do interior do suflê (ficou aerado como deveria), mas acabei destruindo tudo na hora de cortar e tirar do pirex. Ficou esteticamente horrível, então deixei pra lá. Mesmo destruído, estava bom.

Nenhum comentário: