Pages

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Torta de palmito - 7/30

Eu não ia postar essa receita, porque não tirei foto (a torta não ficou esteticamente bonita), mas depois pensei que também seria legal colocar o que não deu tão certo durante a minha jornada na cozinha.

A receita original é esta. Mas, para variar, fiz do meu jeito, quando percebi que as quantidades dos ingredientes estavam incoerentes.

Fiz assim:

Ingredientes para a massa

150 g de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de chá de água com gás
1 pitada de sal
+ ou - 400 g de farinha de trigo (ir acrescentando até dar o ponto)

Ingredientes para o recheio

1 colher de manteiga
1/2 cebola picada
1 vidro de palmito de pupunha
1 tomate maduro
purê de 3 batatas médias
sal e pimenta do reino a gosto

Colocar 300 g de farinha em uma vasilha, misturar o sal e, depois, a manteiga. Acrescentar a água com gás aos poucos. A massa vai ficar muito, MUITO mole. Ir acrescentando farinha até ficar sólido. Deixar na geladeira por 30 minutos.

Enquanto isso, fazer o recheio. Na receita original, ia meio litro de leite (como isso, Jesus Cristo da Silva Sauro?). Deletei. Refoguei a cebola na manteiga, acrescentei o tomate picado, o sal, a pimenta e, por último, os palmitos cortados mais ou menos em cubos. Cozinhei 3 batatas, fiz um purê e misturei aos outros ingredientes refogados. Fiz isso porque comi em algum lugar e achei bom. E porque o palmito é meio salgado (preciso descobrir como tirar o sal do palmito em conserva, talvez se ferver?). Reservar tudo isso.

Passar o rolo em um pouco mais da metade da massa. Colocar na forma, ajeitar nos cantos, colocar o recheio. Passar o rolo no restante da massa e cobrir a torta. Ajeitar nos cantos. Levar ao forno preaquecido. Levou uns 40 minutos para assar.

Obs: um agradecimento especial para a Yuri, que foi acrescentando a água com gás e a farinha aos poucos. =D

2 comentários:

Old Little Girl disse...

poderia ganhar dinheiro sendo "ajudante de confeiteira/cozinheira"... e sendo cobaia de receitas "intuitivas"...
hauhauahuahauahuahauhau

aline naomi disse...

HAHAHAHAHAHAHAHA, simmmmm, poderia! ;)