Pages

domingo, 1 de maio de 2011

Paula Rego na Pinacoteca

Eu e Dan fomos ver a exposição da pintora portuguesa Paula Rego, que está na Pinacoteca, hoje.

Estava chovendo, mas não desanimei, não desanimamos. E valeu muito a pena. Os quadros dela são maravilhosos. E, na última sala, há uma montagem em forma de oratório, mas não há santos, há personagens feitos com resina (?), não sei. É incrível.

Snow White Swallows the Poisoned Apple, 1995
(imagem tirada daqui)

Dancing Ostriches, 1995
(imagem tirada daqui)


Não consigo encontrar as pinturas de que gostei mais na net. Tinha uma série em que ela pintou mulheres abortando - e em um desses quadros tinha uma mulher sentada ao lado de uma pia e, dentro da pia, tinha um feto, aparentemente, morto *choque*.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi que as mulheres são retratadas com traços masculinos, quebrando o paradigma de mulher magra, com o rosto fino, olhar distante e frágil, como muitos outros pintores fizeram. As mulheres retratadas pela Paula são corpulentas, e algumas chegam a ser dúbias ("será mulher ou homem?"). Gosto de quebras de paradigmas.

Vale a pena ver! Maravilhoso o trabalho dela. Quando eu for pra Portugal, quero ir pra Cascais só pra ir ao museu dedicado à obra dela (que ela não quis que se chamasse "museu", então ficou sendo "Casa das Histórias").

O quê? Exposição de obras da Paula Rego
Onde? Pinacoteca do Estado (Praça da Luz, 2 São Paulo, SP - Tel. 55 11 3324-1000 - é só descer na estação Luz; há placas indicando uma saída que dá na entrada da Pinacoteca)
Quando? De 19/03 a 05/06/2011 (de terça a domingo, das 10h às 17h30)
Quanto? R$ 6 / Meia: R$ 3 (entrada grátis aos sábados)
Site oficial da Pinacoteca: aqui

2 comentários:

flavia disse...

que interessante! sabe que até esqueço que temos a pinacoteca? é linda, adoro o café que tem lá...super aconchegante!sabado q vem estou la!;)

aline naomi disse...

Flá, vá mesmo ver a mostra da Paula Rego, é maravilhosa!!

Beeijos!