Pages

domingo, 3 de julho de 2011

Pizza e receita de massa para pizza

Só pra dizer que tenho cozinhado vez ou outra. A verdade é que, como tenho feito outras coisas, cozinhar ficou em segundo plano, aí acabo voltando do trabalho, fazendo algo rápido (yakissoba, wrap, cereal com leite, frutas, sanduíche, suco) e pronto.

Fiz massa para pizza essa semana, porque o fermento biológico e as farinhas iam vencer no começo do mês e eu não gosto de desperdiçar comida - uma das coisas legais que aprendi com meus pais. E cobri com brócolis, cogumelos, ovos e queijo. Ficou assim:


Então deixo a receita de massa para pizza que a minha mãe sempre usa:

25 g de fermento biológico
300 g de farinha de trigo [fiz duas receitas, misturei farinha branca e farinha integral]
1/2 xícara (chá) de óleo [uso menos, para não ficar tão gorduroso]
1/2 xícara (chá) de leite morno
1 ovo
sal (a gosto)

Dissolver o fermento no leite, misturar o restante dos ingredientes e deixar a massa descansar 15 minutos. Abrir a massa do tamanho da assadeira. Untar a assadeira com um pouquinho de óleo [eu não usei - como já vai óleo na massa, ela não gruda...]. Colocar a massa na forma, furar com garfo e levar para assar em forno preaquecido. Quando estiver assada (+ ou - 20 minutos), colocar o molho de tomate [comprei molho pronto, adicionei um pouco de água e açúcar] e, depois, ingredientes a gosto [de preferência QUEIJO - NHAM!]. Colocar novamente no forno até derreter o queijo (5 a 10 minutos).

Nenhum comentário: