Pages

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Filme e 7 cidades

Agora pouco terminei de ver o filme "Além da Linha Vermelha", do Malick, que o editor me emprestou - é um dos filmes preferidos dele. É um longa longa longa metragem, com 170 minutos, ambientada na Guerra do Pacífico, que aconteceu durante a 2ª Guerra Mundial. Do Malick, vi esses dias "A Árvore da Vida" e os dois filmes, apesar de completamente diferentes entre si, tocam em pontos semelhantes ao retratar a efemeridade da vida. O olhar do Malick é realmente único.
Nesse filme os envolvidos na Guerra se questionam o sentido daquilo e o sentido de tudo.

***

Hoje, voltando pra casa do trabalho, no ônibus, fiz uma lista de lugares que quero conhecer no Brasil. Dos principais lugares que faço questão de conhecer, porque, se pudesse, iria para todo canto.

Parque eólico de Osório, RS - foto daqui

Quero ir pra Osório ver o parque eólico. E, antes, ler um pouco sobre geração de energia eólica - acho interessante, é energia "limpa", não gera poluentes, e essas instalações são tão futuristas... quero ver de perto. Encontrei este site superinteressante sobre o assunto.


Quero ir para Vila Velha visitar a fantástica fábrica de chocolates da Garoto!! *_* Descobri esses dias, no site, que dá para agendar e fazer visita à fábrica; se não me engano, custa R$ 10 (a parte do site que fala sobre visita está com problemas, por isso não posso confirmar agora). E, por enquanto, não sei o que mais de bonito e divertido tem pra ver e fazer em Vila Velha.


Salvador, BA - foto daqui

Quero conhecer Salvador, porque um amigo muito querido (e que não sei por onde anda e de quem sinto muitas saudades - giu, por onde você anda?) é de lá e me escrevia cartas contando sobre a cidade. Quero muito conhecer esse Elevador Lacerda, que liga a cidade alta à cidade baixa e vice-versa.

Ouro Preto, MG - foto daqui

Desde criança quero conhecer as cidades históricas mineiras, principalmente Ouro Preto, para ver as obras do Aleijadinho. Pelo que lembro, li algum livro sobre as obras do artista e fiquei querendo ir pra lá. Ainda não fui.

Bonito, MS - foto daqui

Quero ir pra Bonito fazer mergulho nas águas cristalinas da cidade! E entrar em grutas. E talvez até fazer rafting (?). Mas o principal mesmo é mergulho!


Paraty, RJ - foto daqui

Sempre vejo fotos como essa que amigos que vão para Paraty tiram e acho muito lindas. Quero ir pra Paraty, se possível (ou impossível), na época da FLIP (Feira Literária Internacional de Paraty). Parece que é meio oba-oba, virou um evento basicamente comercial (autores e editoras só querem mesmo é vender livro), fora o mundaréu de gente (odeio lugares lotados!), mas, mesmo assim, quero vivenciar a FLIP nem que for pra nunca mais voltar!


Manaus, AM - foto daqui

Quero ver o Teatro Amazonas em Manaus! Além de outras belezas naturais. A Yuri falou de um parque com insetário e natureza - também fiquei interessada nisso. Meu interesse em Manaus começou quando li um livro do amazonense Márcio Souza, A caligrafia de Deus. São histórias de violência ambientadas na cidade, mas isso me despertou interesse pela cidade. Há alguns anos cheguei a cogitar morar lá (depois de uma temporada em Porto Alegre, onde ainda quero morar por um ou dois anos de qualquer jeito), mas acho que não ia aguentar, por causa do calor. Seria legal, né? Morar em Porto Alegre e depois ir para o outro extremo do país. Não queria que a minha visão de Brasil fosse só paulista. Tanta coisa pra ver e conhecer. Eu queria mais que isso aqui, eu sempre quero mais... :)

Fora isso, quero voltar ao Rio para saltar de asa-delta e conhecer a Biblioteca Nacional.

Enquanto isso, vou turistando em São Paulo, que adoro. Tantos lugares a ser desbravados aqui também...

6 comentários:

Old Little Girl disse...

Paraty agora é facinho pra mim... hauhauhauhauhaauhuahauhua...
Manaus, garantido! Só falta grana pra viagem...
O resto, se vira! hauhauhauahuahuah
=P

Anônimo disse...

Naomix, viajona...
Todos esses lugares - e muitos outros - podem ser visitados por meio daquele projeto, sabe?! (...) Aquele que a senhorita está deixando de lado...
Outra coisa: estás confundindo as "Vilas Velhas". Tem a Vila Velha do chocolate. E tem a Vila Velha dos arenitos. E essa segunda não fica no Espírito Santo. Fica no Paraná. A foto em questão é do Cálice, um dos símbolos da cidade de PONTA GROSSA, Paraná, 'perto' de Curitiba.
Inclusive, já conversamos bastante no MSN sobre esse lugar - em outubro do ano passado. ;)
Beijo da Va :P

Lúcia H. disse...

Já fui a Paraty de moto. Frank queria ir até Angra, mas minha coluna não aguentava ir tão longe em duas rodas. Como saimos muito cedo,senti muito sono e cochilei na moto (em movimento). Ele: "Cê tá dormindo???!!!" (percebeu que meus braços na cintura dele afrouxaram). Sei que paramos na beira da estrada e dormi um pouco (no chão, antes de continuar a viagem). Foi uma visita bem rápida, mas valeu.

Lúcia H. disse...

Ei Aline, acho que já visitamos essa Vila Velha, do Paraná. Quando vc tinha uns 3 anos. Veja com sua mãe, deve ter fotos. Quando fui visitá-los em Curitiba, seu pai nos levou lá. Eu não sabia onde iríamos e fui "de saltinho" (calcula caminhar nesse lugar de sapatos de salto).

aline naomi disse...

Gente, é verdade, fui pra Vila Velha, no PARANÁ. Quero conhecer Vila Velha do ESPÍRITO SANTO! Depois vou consertar isso :)

aline naomi disse...

Pronto, reformulei a parte de Vila Velha! :) Hahaha...

Depois acho e posto a foto de quando era criança e fui pra Vila Velha no Paraná com meus pais, tia e outras pessoas que não lembro.