Pages

domingo, 24 de junho de 2012

Exposição Corpos Presentes - Antony Gormley

No dia 13/06 precisei postar coisas da editora e, por isso, saí um pouco mais cedo para pegar o correio aberto, depois, saí correndo para pegar o ônibus e depois o metrô e chegar a tempo (em tempo?) para a sessão das 18h da mostra de cinema do sueco Ingmar Bergman no Centro Cultural Banco do Brasil, que fica perto da Praça da Sé. Bom, depois da correria, a frustração: não havia mais ingressos nem para a sessão das 18h nem para a sessão das 20h daquele dia.

Mas a viagem não foi em vão. Aproveitei para ver a exposição "Corpos Presentes", do escultor inglês Antony Gormley. Um pouco antes de entrar já dá para ver os corpos da obra "Critical Mass II", de 1995, o que me causou espanto e um pouco de receio, porque os corpos foram feitos em tamanho natural e estão espalhados em vários lugares do térreo.

Antony Gormley na abertura da exposição no CCBB SP. 
Foto da Brazil Photo Press, tirada daqui.

Critical Mass II

Visão de um dos andares superiores

Visão do térreo dos corpos pendurados em diferentes alturas do prédio

A obra abaixo é impressionante. Conta com cerca de 24 mil esculturas em terracota feita por mais de cem moradores de Porto Velho, Rondônia, quando o artista veio ao Brasil para a ECO 92.

Amazonian Field, 1992

Amazonian Field, detalhe


Queria ter batido a foto no instante em que o guarda, talvez entediado, se aproximou dessa escultura em aço inoxidável, ficou de frente para ela e baixou a cabeça, como a escultura. Mas isso durou só dois instantes e perdi a chance. A cena foi estranha e bonita. Para mim foi como se o guarda estivesse tentando se comunicar com a obra, como se ambos entendessem e concordassem que a condição humana é algo muito frágil.

Loss, 2006

Essa obra toda feita em pão de forma me deu mais fome no dia:

Mother's Pride IV, 2012

Mother's Pride IV, detalhe

Na sala onde está a obra acima, tem outra impressionante. Tem uma "subsala" escura à esquerda da entrada. Fiquei com medo de entrar lá, mas a guia da sala se aproximou e disse: "Pode entrar" e eu, com um ar meio medroso, respondi: "Mas está escuro...". Daí ela tomou a dianteira e disse: "Pode vir", aí eu a segui, porque se tivesse algum monstro, ia pegar ela primeiro e eu teria tempo de sair correndo (haha). Mas não tinha monstro, tinha uma obra linda, umas arestas formando vários quadrados entrelaçados que brilhavam em azul neon. Essa obra não podia ser fotografada.

Critical Mass II

Parte da exposição vista do saguão para a porta de entrada

Minha escultura preferida

O quê? Exposição "Corpos Presentes", do escultor Antony Gormley
Quando? De 12/05 a 15/07/2012, de terça a domingo, das 9h às 21h
Onde? Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo - Subsolo, térreo, mezanino, 1º, 2º e 3º andares - Rua Álvares Penteado, 112
Quanto? Grátis
Para ver a página oficial da mostra no CCBB, clique aqui. Para ler a matéria "Artista britânico, Antony Gormley espalha 31 'suicidas' em topos de prédios de SP", que saiu na UOL Entretenimento, clique aqui.
E o site oficial do Antony Gormley (em inglês) é este.

Um comentário:

Anônimo disse...

olá ALINE

aqui tb está rolando essa mostra do cinema do Bergman! Melhor talvez do que essas exposições macabras...

ps.: vou te add no msn