Pages

terça-feira, 10 de julho de 2012

Bolo de iogurte com creme de morango


Tcharammm! :)

Apresento-lhes o melhor bolo que já fiz na vida. 

A receita foi tirada do site Italiano in Cucina (em italiano) e cheguei a ele porque a dona do blog, uma chef italiana que morou alguns anos no Brasil, está preparando um livro que vai sair pela editora onde trabalho. No site tem várias fotos dessa receita. Só não usei as folhas de hortelã para decorar. E, como não tenho a forma redonda recomendada, usei essa de coração:


Nunca tinha feito bolo com iogurte, mas a massa ficou muito fofa e úmida, recomendo muito essa receita (vou traduzir e organizar abaixo).


Com essa receita, de quebra, também aprendi a fazer geleia de morango com a fruta fresca. É MUITO melhor que as geleias industrializadas.

***

Bolo de iorgurte com creme de morango
Receita para 6/8 pessoas
Tempo de preparo: aproximadamente 1 hora (o mais demorado é fazer o creme)

Ingredientes

Creme de morango
500 g de morango
suco de 1/2 limão
3-4 colheres de sopa de açúcar
água (segui a receita, mas é muita água, precisei jogar a água fora depois, senão o creme não ia ficar no ponto nunca; uns 100 ml de água é mais do que suficiente)

Massa
150 g de farinha de trigo
200 ml de iogurte natural
100 ml de azeite (usei óleo de girassol)
250 g de açúcar
3 ovos
15 g de fermento

Decoração
folhas de hortelã
açúcar de confeiteiro

Modo de preparo 
Creme de morango
Lavar e cortar os morangos em pedaços irregulares.
Colocar os morangos em uma panela antiaderente, acrescentar o açúcar, o suco de limão e cobrir com água fria (a água deve estar 2 cm acima do nível dos morangos [como já disse anteriormente, é melhor colocar bem menos água e, se precisar, acrescentar mais depois]).
Cozinhar os morangos em fogo baixo, misturando constantemente, fazendo com que o o açúcar derreta e a água evapore. Depois de aproximadamente 20 minutos, o resultado deve ser um creme denso. Deixar esfriar. 
[Demorei no mínimo 30 minutos cozinhando os morangos para ficarem no ponto de creme/geleia.]

Massa
Em uma vasilha, misturar o açúcar com o azeite (ou óleo). Depois, acrescentar os ovos e, pouco a pouco, a farinha. Misturar bem e, por último, acrescentar o fermento e o iogurte. Misturar todos os ingredientes.
Untar uma forma redonda e despejar a massa.
Assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos [deixei no forno uns 45 minutos; com 30 minutos a massa ainda estava BEM crua].
Deixar o bolo esfriar.
Retirar o bolo da forma e colocar em um prato de servir. Com uma faca, cortar a parte central em forma de círculo e retiraruma parte do bolo de cerca de 1,5 cm de diâmetro. Polvilhar um pouco de açúcar de confeiteiro e colocar o creme de morango no círculo central.
Para decorar, colocar um ramo de hortelã no centro do bolo e folhas de hortelã ao redor.

***
Vamos aproveitar a época dos morangos!


Um comentário:

Lúcia H. disse...

Etcha!!! Tá ficando ótima de forno e fogão, como sua mãe!!! Oishii mitai!!!