Pages

sábado, 28 de julho de 2012

Bolo de Maçã com Canela de Liquidificador


Fiz essa receita ontem à noite e finalmente consegui acertar! Eu já tinha tentado duas vezes com uma receita que minha tia tinha passado, mas devo ter feito algo errado e a massa sempre ficava "massuda" e não fofa como deveria. Mas agora já peguei a "manha" ao fazer bolos de liquidificador (para mim, os melhores - muito práticos e gostosos). Receita tirada daqui.

Ingredientes:
- 4 maçãs pequenas (maçã fuji) ou 3 maçãs grandes (maçã importada) sem casca e sem sementes
- 4 ovos
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de canela em pó
- 1 colher (sopa) (bem cheia) de fermento em pó

Preparo:
Peneirar a farinha, misturar com a canela e reservar.
No liquidificador, acrescentar os ovos, o óleo, as maçãs (sem casca, sem sementes e cortadas em pedaços) e o açúcar. Bater bem.
Verter a mistura líquida em uma vasilha. Incorporar aos poucos a mistura de farinha com canela. Adicionar o fermento.
Despejar a massa em uma forma retangular grande (35,5 cm x 23 cm) untada e enfarinada. Assar por cerca de 1 hora em forno médio (180º) pré-aquecido.

Dicas:
- O bolo estará assado quando a massa se desprender das laterais da forma.

***

Mais uma foto do meu primeiro bolo de maçã que deu certo:





Não segui 100% a receita. Por experiência (fiz um bolo de laranja de liquidificador que ficou muito bom semana passada, depois eu mostro!), coloquei a maçã, os ovos e o óleo no liquidificador. Despejei essa mistura numa vasilha, acrescentei o açúcar peneirado aos poucos, misturei bem. Depois, fui acrescentando a farinha, misturada à canela e ao fermento - tudo peneirado. E assei numa forma redonda com furo no meio, porque esse bolo parece não combinar com forma retangular! Ou é redonda com furo ou forma para bolo inglês (essa eu ainda não tenho).

Também cozinhei maçãs fatiadas com um pouco de mel e  açúcar para acompanhar. Ficou bom.

Quando eu fizer esse bolo da próxima vez, meu experimento será: acrescentar à massa pedaços de maçã em cubos cozidos com açúcar. Acho que o resultado vai ficar ótimo. Adoro maçãs.

 

Nenhum comentário: