Pages

domingo, 8 de julho de 2012

Caravaggio


Para terminar a noite, ontem vi "Caravaggio", filme de 1986, dirigido por Derek Jarman, que mostra um pouco da vida do pintor italiano Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610). Michelangelo, ou Michele, como o chamam no filme, adotou "Caravaggio" como sobrenome artístico, pois sua família era dessa cidade, que fica na região da Lombardia, no norte da Itália.

O filme mistura a vida de Caravaggio desde a infância até a vida adulta com passagens poéticas. Dá para ter uma ideia do que ele viveu, da sociedade que o cercava e dos costumes da época, mas, para quem busca uma biografia mais objetiva, acho que não serve.

Comprei esse DVD quando fui para Curitiba mês passado (mostrarei algumas fotos em um outro post), depois, coincidentemente, li uma matéria sobre o pintor na revista da Livraria Cultura - por lá fiquei sabendo que tem uma mostra com obras dele exposta em Belo Horizonte e que ela vem para o MASP no fim de julho agora e eu quero ver!

 Narciso, 1597-99

Não lembro quando vi  a obra de Caravaggio pela primeira vez, mas lembro que, entre elas, estava "Narciso" (acima) e fiquei impressionada, achei lindo. Essa figura foi tirada deste site (em inglês), que parece ter toda ou quase toda a obra do pintor. Vale a pena conferir.

Nenhum comentário: