Pages

domingo, 8 de julho de 2012

Gourmet, de Jiro Taniguchi e Masayuki Qusumi

Sobrecapa

 Capa

Essa HQ foi o Sergio que me emprestou há algumas semanas e falou: "Lê que você vai gostar!", e realmente devorei o livro. O tema é uma delícia: comida japonesa!

Talvez haja várias HQs nesse estilo, mas nunca tinha lido. Gostei muito.

Escrito por Jiro Taniguchi e ilustrado por Masayuki Qusumi (Kusumi?), foi lançado no Brasil pela Conrad em 2009.

O personagem principal é um anônimo, que trabalha como vendedor e visita os clientes em suas próprias casas ou precisa resolver outras pendências de trabalho na rua, por isso, em geral, almoça na rua e quase sempre está faminto. A HQ se passa em em Tóquio, Osaka e arredores, onde o personagem perambula pelas ruas a procura de algo bom para comer. Não são lugares sofisticados, parece que ele sempre está em busca do prazer de uma boa refeição caseira em restaurantes populares. No livro aparecem vários tipos de comida japonesa que não conheço, mas gostaria de provar. No final, tem um glossário explicativo sobre as comidas que aparecem ao longo da história.

Aprecio livros sobre comida! :) Estou louca para ler Sangue, ossos e manteiga, da chef americana Gabrielle Hamilton. Aqui tem uma resenha ótima sobre o livro.


2 comentários:

Karen disse...

O livro da Hamilton também está na minha lista, mas há tanta coisa para ler, uma hora sento e começo...

aline naomi disse...

Nem me fale, Karen!!
Estou lendo quatro livros agora e tem vários outros que ganhei ou comprei para ler... queria que meu dia tivesse mais horas...