Pages

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Risoto de camarão


Ontem experimentei fazer o risoto de camarão (eu precisava acabar com metade da caixa de arroz arbóreo que comprei para fazer o risoto de shimeji outro dia...) e gostei do resultado.

Editei a receita abaixo, mas mantendo o conteúdo; ela foi originalmente postada aqui

Risoto de camarão

Ingredientes
1 xícara e meia de arroz arbório (grão duro)
150g de camarões pequenos ou médios
3 colheres de manteiga
1/2 copo de vinho branco seco
1 litro de caldo de camarão ou peixe (2 a 3 tabletes)
2 colheres de azeite
1 cebola ralada
sal, pimenta do reino e açafrão a gosto


Modo de preparo

Derreta 2 colheres de manteiga e coloque a cebola para dar uma leve dourada (brilhar).
Junte o arroz sem lavar, mexa e aqueça bem, junte o vinho e deixe secar.
Comece a colocar o caldo de camarão e vá mexendo e colocando mais caldo quando secar, durante 10 minutos. Quando faltar 5 minutos para o final do cozimento do arroz, adicione no arroz os camarões já levemente temperados com um pouco de sal, pimenta e suco de limão, mais a pimenta e o açafrão a gosto. 
Mexa bem e continue acrescentando caldo de camarão até cozinhar o arroz "al dente", não demais. No final, coloque uma colher de manteiga (chama-se amanteigar), mexa bem, feche a panela e desligue o fogo, deixe assim de 4 a 5 minutos. O risoto deve ficar quente, "al dente" e molhadinho. Nestes 5 minutos, aqueça o azeite numa panela e doure os camarões grandes temperados com sal e pimenta (o suco de limão dá um sabor extra). 
Sirva o risoto decorado com camarões grandes e com algumas folhas de manjericão (sugestão). Estes camarões grandes são opcionais.

***
Para fazer o caldo de peixe, usei esse "caldo de peixe". É importado da Itália e foi o único que encontrei para comprar no Pão de Açúcar - pelo visto, não tem caldo de peixe de fabricação nacional. Fiquei surpresa porque pela primeira vez notei que existem vários tipos de caldos, menos o de peixe: galinha, galinha caipira, legumes, churrasco, feijoada, carne, entre outros que certamente já esqueci. Por que a Maggi não fabrica de peixe? Porque esse custou quase R$ 7 e o preço passa longe do justo.


Cozinhei o arroz por muito mais tempo do que o indicado na receita para ficar bem molinho.

Agora que já me entendi com os camarões, vou tentar fazer paella num futuro próximo. Sopa de aspargos também está na lista e vou fazer isso essa semana (comprei os aspargos em conserva ontem - e com isso meu vale-supermercado que ganho no trabalho e supostamente deveria durar o mês inteiro já acabou :).

Nenhum comentário: