Pages

sábado, 17 de novembro de 2012

Exposição Gepetos de Praga + Música tcheca

Como continuo estudando tcheco e frequentando a Unitcheco [União Cultural Tcheco-Brasileira, que chamamos simplesmente de "União"], às vezes consigo participar de alguns eventos relacionados à cultura tcheca que a União promove.

No dia 29/09, num sábado de manhã, aconteceu a abertura da exposição Gepetos de Praga, na Caixa Cultural, na Praça da Sé, em São Paulo. Nunca tinha entrado lá, aliás, sequer sabia o que era aquele prédio preto que fica na Praça, mas adorei, é lindo! Nesse mesmo dia, os grupos de dança (Slavia) e de música tcheca (Pramen), formados por alunos da União também se apresentaram.

Banner da exposição exposto na fachada do prédio

Fachada da Caixa Cultural

Corredor de entrada


 “Gepeto remete a criadores. Todos nós somos criadores. Em nosso universo inconsciente, há um estímulo de trazer à tona os personagens que existem dentro de nós mesmos”, disse Clóvis Arruda, coordenador da exposição Gepetos de Praga.
[Trecho tirado do site da Agência Brasil - vale a pena ler a matéria aqui.]

"A República Tcheca é um país localizado no centro da Europa, sem acesso ao mar, que existe desde 1º de janeiro de 1993, quando a Tchecoslováquia separou-se em dois países pacificamente, resultando em duas repúblicas independentes: a República Tcheca e a Eslováquia.
De inspiração italiana, desde o século XVII, o teatro de marionetes é parte da cultura tcheca, presente em feiras e encontros públicos. Historiadores acreditam que as marionetes ajudaram a manter a língua tcheca ativa.
Além da beleza dos bonecos, que fala por si, a arte de trazer à vida os personagens tem um quê de magia, um quê de desígnio que só a arte é capaz de explicar.
Esta exposição convida a todos ao universo dos seres por nós criados e dos seres que se criam por si e se materializam.
Sejam bem-vindos."
[Trecho tirado do folder da exposição.]

Abaixo, algumas fotos que tirei lá (desculpem, mas nem todas estão boas - e as piores nem vou postar).



















Essa exposição me lembrou do dia em que fui conhecer o Museu Giramundo, em Belo Horizonte, com a Ana, que tinha ganhado uma bolsa para uma oficina de bonecos que eles ofereciam.

A apresentação atrasou um pouco, mas foi belíssima. Eu, o Sergio e a Yuri ficamos na sacada do primeiro andar para poder ver melhor. Se ficássemos lá embaixo, provavelmente não teríamos conseguido ver nada, pois havia muitas pessoas ao redor.

Grupo Slavia (dança) e Pramen (música) se apresentando



Consegui fazer alguns vídeos e disponibilizei este no Youtube:



O quê? Exposição Gepetos de Praga
Quando? De 29/09 a 02/12/2012, de terça-feira a domingo, das 9h às 21h
Onde? Caixa Cultural São Paulo - Praça da Sé, 111 - telefone: (11) 3321-4400 [próximo à estação de metrô Sé]
Quanto? Grátis

O site oficial da Caixa Cultural é este, mas é muito ruim porque não é funcional. Tentei achar as exposições em cartaz por lá, para fazer o link, mas desisti.

Nenhum comentário: