Pages

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Pierogi de shimeji


No meu primeiro dia de  férias, fiz pierogi de shimeji (e também a versão de recheio mais tipicamente polonesa [pierogi é uma comida polonesa semelhante ao ravióli]). Comi pierogi quando fui ao restaurante Maria Escaleira e, desde então, tinha vontade de fazer.

Também fiz a receita para participar de um concurso de receitas da Nayumi Cogumelos, cujos prêmios para a melhor receita e fotos são uma panela Wok e um livro de receitas de cogumelos (clique aqui para ver o regulamento - as inscrições se encerram dia 18/12/2012).

A receita fui eu que escrevi (só a receita da massa eu peguei em algum site e fiz metade dela):


Pierogi de shimeji

Porção para 4 pessoas

Ingredientes

Massa:
500g de farinha de trigo
2 ovos
1 ½ colheres de sopa de azeite
Sal a gosto
Água fria para dar o ponto da massa

Recheio:
1 pacote de shimeji (200g)
2 dentes de alho
½ cebola média
Salsinha
Aji-no-moto
Sal, pimenta e ervas a gosto

Modo de preparo - massa:

Coloque a farinha, os ovos e o azeite em uma vasilha, e vá acrescentando a água até dar o ponto. A massa não deve grudar nas mãos.

Abra a massa com um rolo e recorte-a com a boca de um copo. Repita o processo com o restante da massa. Reserve.





Modo de preparo – recheio:

Pique os dentes de alho e a cebola. Refogue em azeite e depois acrescente o shimeji (lavado e “despetalado”). Acrescente salsinha picada, sal, pimenta e ervas a gosto.

Montagem e cozimento:

Recheie a massa recortada em círculos e feche as bordas (de ambos os lados) com o garfo.

Ferva água, adicione um pouco de sal e coloque o pierogi para cozinhar por aproximadamente 10 minutos. Depois desse tempo, retire com a escumadeira.

O prato pode ser decorado com um pouco de azeite e salsinha picada.





Variação do recheio:
Purê de batatas e requeijão.
Para fazer o purê de batata, usei 3 batatas médias cozidas com um pouco de sal. Amassei com garfo, depois acrescentei sal, Aji-no-moto, meia colher de sopa de manteiga e um pouco de leite. O que sobrar disso, dá para usar como complemento.



E o merchan pro concurso [não, não estou ganhando nada com isso, se querem saber - mas o produto é bom de verdade; compro em um Pão de Açúcar perto de casa e o pacote custa mais ou menos R$ 8]:


Dá um pouco de trabalho, mas fica muito bom!

E esse é um tipo de "receita social" (fiquei pensando nisso enquanto preparava), é melhor fazer com outras pessoas para agilizar.

Com essa receita descobri algo óbvio [que para mim não era]: se misturar farinha, ovos, azeite/óleo e sal, essa massa é igual à do macarrão. 


2 comentários:

Lúcia H. disse...

Voltou a baixar o espírito da culinarista!!!

aline naomi disse...

Simmm! :)
Vamos ver o que mais consigo experimentar nos próximos dias...