Pages

domingo, 10 de novembro de 2013

21º Festival MixBrasil (2013)


Um dos motivos por eu ter ficado tanto tempo sem postar no blog é porque estava trabalhando no catálogo do Festival MixBrasil desse ano, que começou ontem (sexta, dia 8/11). Fiz a tradução e a revisão das sinopses dos filmes, das peças de teatro e dos demais conteúdos. Foi uma experiência bem bacana porque amo cinema e, conforme fui traduzindo, também fui selecionando os filmes que queria ver. :)


Fiz a tradução e o Dan foi o responsável pela arte. Por isso, em outubro dormi pouco e quase não tive tempo para testar novas receitas, ver filmes, ler, mas tudo valeu a pena.

Ontem, depois de uma prova na FGV, fui ver um filme coreano chamado "Noites Brancas", sobre um comissário de bordo que volta para a Coreia depois de vários anos e reencontra um antigo ficante ou ex-namorado. Eles discutem um pouco, conversam, transam e o filme acaba. Não me tocou nem me convenceu. Eu esperava algo no nível de "Um quarto em Roma", em que duas mulheres, uma espanhola e uma russa, passam uma noite juntas no quarto de um hotel em Roma (daí o título do filme) e, no dia seguinte, se despedem levando com elas o que viveram, toda a intensidade, emoções e prazer.

O filme do Festival que eu mais quero ver é um holandês chamado "Fazendo silêncio" (Boven is het stil), em que um homem na casa dos quarenta anos vive meio isolado em uma fazenda, cuidando do pai idoso e dos animais. Ele sente uma certa atração pelo leiteiro, que passa na fazenda para pegar o leite. Esse homem, que parece não ter vida própria, desperta com esse sentimento pelo leiteiro e, mais ainda, quando consegue um ajudante para os trabalhos na fazenda.


Tem outros filmes que também me interessaram e outros, muito bobinhos, que eu não tenho vontade de ver.

A primeira edição do Festival MixBrasil aconteceu em 1993, a convite do New York Lesbian and Gay Experimental Film Festival, cujo objetivo era mostrar as diferentes formas de expressão da sexualidade em outros países e, para isso, convidou curadores estrangeiros para participarem do festival. A partir de 1994, o festival passou a ter uma edição brasileira.

***

O quê? 21º Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade
Quando? De 07 a 17 de novembro de 2013 (São Paulo) e de 14 a 21 de novembro de 2013 (Rio de Janeiro)
Onde? Em São Paulo: Espaço Itaú de Cinema (Augusta); CineSESC; Centro Cultural São Paulo; Cine Olido e Cine Sabesp
Quanto? O preço dos ingressos varia de acordo com o cinema (de R$ 1 a R$ 15)


Nenhum comentário: