Pages

domingo, 10 de novembro de 2013

Book Depository, compra de livros importados


Não lembro exatamente como descobri o site da livraria online Book Depository (http://www.bookdepository.com/), que fica no Reino Unido e vende livros e alguns produtos de papelaria para muitos outros países e ainda concede frete grátis para vários.

Comprei os dois livros da foto nesse site e gostei muito! Sightseeing é literatura tailandesa e Relish, uma HQ americana lançada em setembro passado.

Eu provavelmente conseguiria comprar esses livros pela Livraria Cultura (a única livraria brasileira que conheço que importa livros sob encomenda), mas pagaria pelo menos o dobro e demoraria o dobro de tempo para chegar, ou seja, comprar na Book Depository é bem melhor (ou talvez na Amazon internacional, que as pessoas também gostam).

Sightseeing demorou menos de três semanas para chegar e Relish, um pouco mais de um mês. Apesar de o prazo dado no site ser de dez dias úteis, a média de entrega no Brasil parece ficar entre 20 e 45 dias, com base em depoimentos que li em outros blogs de brasileiros. Em um desses blogs também li uma atitude muito feia, uma garota comprou uns produtos pela primeira vez e não chegaram em dez dias, ela entrou em contato com a livraria e eles devolveram o dinheiro. Um tempo depois, os produtos chegaram e ela ficou com os produtos e com o dinheiro. Foi a primeira compra e ela não sabia que os produtos demorariam muito mais que dez dias para chegar, tudo bem, é normal. Mas aí ela, já tendo essa noção, repetiu a dose. Comprou outros produtos, que não chegaram em dez dias, e ela solicitou o dinheiro de volta... mesmo  tendo quase certeza de que receberia os produtos algumas semanas mais tarde. Se você, brasileiro, estiver lendo este post agora, por favor, não faça isso. Esse tipo de atitude só denigre a imagem dos brasileiros e pode fazer com que as lojas de fora evitem vender para brasileiros por não verem outra forma de lidar com a desonestidade das pessoas.

Tendo um cartão de crédito internacional fica fácil comprar em qualquer loja no exterior, mas, e quem não tem cartão de crédito? Eu não tenho e não pretendo ter cartão de crédito - então, como consegui comprar lá?

De uma forma inusitada. Há algum tempo participo de pesquisas de mercado, respondo a elas online e os sites pagam em dinheiro ou em descontos em lojas. Atualmente, participo de várias associações que promovem pesquisas sobre diversos tipos de produto, mas as melhores são "Painel Filmow" e "Communispace". Depois de juntar o mínimo de US$ 12.50 no "Painel Filmow", eu posso transferir esse dinheiro para a minha conta no PayPal, mediante um pequeno desconto. A Communispace deposita o dinheiro (dependendo do desempenho dentro da comunidade; é preciso estar sempre participando com comentários para concorrer aos prêmios que, se não me engano, são semanais - aí distribuem entre US$ 5 e US$ 10 para vários participantes, os que tiverem os melhores desempenhos ganham. Então sempre tenho uma pequena quantia de dinheiro por lá e, por sorte, a Book Depository aceita pagamento por esse meio. Ou seja, os livros para mim saíram de graça. O que mais pode ser tão bom na vida? :)

6 comentários:

Classic movie fan disse...

Estou postando esse comentário em vários blogs para avisar às pessoas que também existem riscos ao comprar no Book depository. Eu tive uma péssima experiência com o Book Depository. Já tinha comprado antes e só tinha elogios a fazer, mas isso foi antes de perceber a total falta de respeito que eles têm pelo consumidor. Fiz um pedido no início do mês e recebi um email confirmando a compra. 15 dias depois, entrei no Book Depository para rastrear meu pedido e para a minha surpresa dizia que havia sido "cancelled and refunded". Para começar, não me enviaram sequer um email avisando do cancelamento do pedido. Contatei o site para perguntar o motivo do cancelamento e disseram que meu cartão não tinha passado o exame de segurança deles e que não podiam dar mais detalhes(o cartão nunca deu problema com NADA, inclusive já comprei com ele no próprio book depository). Liguei para a empresa do cartão e soube que o pedido já havia sido cobrado, que já estava na fatura e que dinheiro NENHUM foi devolvido. Mandei um email para o Book depository novamente, falando que o dinheiro não havia sido devolvido e eles responderam com um mensagem igual à anterior, aparentemente nem leram o email. Estou tentando chamar a atenção das pessoas para isso. Falei com eles no twitter e fui ignorada, também.

aline naomi disse...

Obrigada por avisar!!
Imagino que como pago com PayPal, o risco é menor (tenho até 45 dias para cancelar o pagamento enviado e fazer uma reclamação - se constatarem que tenho razão, o dinheiro volta para a minha conta).
Estou surpresa, pois nunca tinha ouvido nada parecido sobre a empresa (estou aguardando a chegada de três livros que comprei recentemente). Vou pensar muitas vezes antes de comprar lá agora.
Tem outras sugestões de outras livrarias que enviam livros para o Brasil?
Sabe, fico pensando se esse tipo de atitude da parte deles não tem a ver com brasileiros os enganarem também. Li um comentário de uma compradora num blogue (a autora do blogue também comentava sobre compras no Book Depository) em que ela dizia que depois de dez dias, pois não havia recebido os moleskines que havia comprado, a loja então devolveu o dinheiro para ela. Algum tempo (acho que semanas) depois, os moleskines chegaram - e ela não devolveu o dinheiro. Na segunda compra ela fez a mesma coisa, esperou dez dias (é impossível, não tem como os produtos chegarem aqui em dez dias, mesmo que esse seja o prazo de entrega internacional dado pela loja) e entrou em contato de novo. Devolveram de novo o dinheiro para ela e ela provavelmente recebeu o que comprou algum tempo depois. Atitudes como essa denigrem a imagem dos brasileiros e talvez contribuam para uma certa má vontade de vendedores estrangeiros em relação a nós.

JohnWayne disse...

Ja tinha feito algumas compras antes, e fiz novamente essa semana apos muito tempo ... Tudo por causa de um livro que nem sabia que queria, mas quando vi, ja pus no carrinho que foi o Train Man ou Densha Otoko no original japones, ai aproveitei a deixa e coloquei tambem American Gods, Silverthorn, A darkness of sethanon e um de origami ...
Como ja foi dito, a entrega demora um cado, e padrao para qualquer compra feita no exterior, exceto se for enviado via fedex, pq ai chega em 1 semana ... xD E e uma tortura o fato de nao haver rastreamento das encomendas ... Entao so resta esperar ...
Ainda com relacao a demora, 70% deste tempo, e gasto no pais ... Encomendas com menos de 3kg se nao me engano, vao tudo parar na central de triagem internacional da receita em curitiba ... E la garra um bom tempo, ate eles liberarem seus pacotes aos correios ... Logo nao da pra culpar a distancia pela demora na entrega e sim a ineficiencia da nossa aduana em dar conta de toda a fiscalizacao ... os pacotes vem de aviao, demora de 2 a 5 apos a postagem para chegar na alfandega ...
Quem quiser comprar, mas nao possui cartao internacional, uma alternativa e usar cartao pre-pago, atualmente uso o da Neteller que tem umas taxas bacanas, e esta vinculado a minha conta no paypal, funciona blza ... Prefiro ele ao meu do banco ...
Quanto a esta menina que pediu refund mesmo com a encomenda chegando, so posso lamentar por ela e esperar que isto nao interfira nas minhas compras ... Ja cheguei a uma situacao dessas: Comprei uma peca de notebook no ebay, acho q era uns 70 dolares ... cara me passou o rastreio, mas a encomenda dava que nunca saia dos EUA ... solucao: esperei os 45 dias de prazo do paypal e pedi refund ... em 4 dias eles me devolveram o dinheiro ... 20 dias depois, me chega a bendita peca ... poderia ter dado o calote e tudo, visto que sei la o pau que no rastreio, ele nao foi atualizado, e continua como se a encomenda ainda estivesse na cidade do vendedor ... mas acabei por entrar em contato com ele, informei ao vendedor que recebi o produto e fiz a transferencia do valor pelo paypal ... Hoje tenho um excelente fornecedor, que se precisar, me envia alguma peca que queira sem pagar adiantado e outras regalias ... Para alguem que mexe com manutencao como eu ... e uma mao na roda ... xD

aline naomi disse...

JohnWayne, obrigada pelo comentário.
Apesar de não ter prova concreta, acredito que os livros da Book Depository (e várias outras encomendas que vêm do exterior) demoram para chegar porque ficam presas na alfândega.
É bom agir honestamente, não? Esse tipo de atitude só gera coisas boas ao nosso favor e também fico feliz por saber do seu exemplo (fico irritada e com raiva quando leio depoimentos como o da garota que pediu reembolso, depois recebeu a mercadoria e ficou com o dinheiro e ainda fez isso de novo de propósito - brasileiros em geral parecem não ter uma fama muito boa lá fora, e com pessoas confirmando que "não prestamos" às vezes fica difícil provar o contrário).
Vou procurar saber sobre cartão pré-pago, não sabia que era possível usar isso vinculado com o PayPal (valeu pela dica!). Neteller. Tá anotado! ;)

Anônimo disse...

Minha compra não chegou e já faz 50 dias acho que não chega mais, uma pena pois era minha primeira compra.

aline naomi disse...

Anônimo,

li alguns depoimentos de pessoas que receberam as encomendas depois de uns 60 dias... mas era época de Natal e Ano-Novo. Acho que valeria a pena já pedir o reembolso no seu caso.