Pages

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

"The Twin", de Gerbrand Bakker / Book Depository


Ontem, último dia do ano, para minha surpresa, chegou o último livro que eu havia encomendado na Book Depository há mais de um mês (falei anteriormente dessa livraria britânica e de como faço para comprar lá sem ter cartão de crédito aqui). 

Abaixo, a nota fiscal do romance holandês The Twin, de Gerbrand Bakker. Paguei US$ 15.20, com frete grátis.


Apesar de o prazo de entrega para o Brasil ficar entre 30 e 45 dias, estava ficando meio preocupada. Se não chegasse em 60 dias, eu ia entrar em contato para saber como proceder, pois talvez o livro tivesse extraviado, mas felizmente não foi preciso.

Quis muito ler esse livro depois de ver a adaptação para o cinema na Mostra Mix deste ano. O filme, "É tudo tão calmo", é muito bom, mas ficaram algumas lacunas, que só consegui entender melhor depois de ler críticas sobre o livro. No filme, por exemplo, não fica claro que o protagonista, Helmer, tinha um irmão gêmeo que morreu e esse irmão era o preferido do pai (daí o título do livro em inglês).

A história se passa em uma região rural da Holanda, onde Helmer cuida do pai idoso que está para morrer e também dos gados. É uma pessoa extremamente solitária e amargurada, que evita aproximações (por exemplo, do leiteiro que passa para pegar o leite que ele tira de suas vacas e da vizinha - por uma crítica sobre o livro, soube que essa vizinha era namorada do irmão gêmeo de Helmer). Encontrei uma boa resenha do filme aqui.

Depois que ler, volto para contar se o livro vale a pena. Que eu me lembre, é o primeiro livro de literatura holandesa que tenho em mãos.

3 comentários:

Alexandre Souzza disse...

Olha Aline, graças a Deus que eu consegui entender o enredo (e passado dos personagens) no filme sem precisar do livro (porque sou tão pobrinho!) Ainda assim, gostaria de ler pois fiquei também curioso...

aline naomi disse...

Alexandre, acho que lerdeei ao ver o filme, porque para mim ficaram lacunas! De qualquer forma, gostei muito do filme. Quero terminar de ler o livro e ver de novo.

Alexandre Souzza disse...

Conta depois sua opinião sobre a adaptação, se ela faz jus ao livro. Eu ousei escrever alguma coisinha sobre o filme no blog 'http://efeitoansiolitico.blogspot.com.br/'. Se tu quiser dá uma olhadinha. Bjs...