Pages

domingo, 2 de agosto de 2015

Talharim à bolonhesa [com o kit das massas "De"]


Continuo cozinhando sempre que posso e, às vezes, postando minhas descobertas aqui no blog. Cozinhar continua sendo uma terapia e um hobby delicioso.

Este ano, de melhor, aprendi a fazer canja de galinha [acrescentando batata e cenoura picadas]. Não ficou tão boa quanto a da minha mãe, mas fiquei contente, porque gosto de canja e não tinha ideia de como fazer. Aprendi. E foi "canja". :)

Alguns desafios para este ano na cozinha são: feijão, maionese caseira, moussaka ("lasanha de berinjela" grega) e peixe assado (sem ser salmão). São coisas de que gosto e quero aprender a fazer.

Hoje eu queria falar sobre o talharim à bolonhesa que fiz mês passado e sobre uns produtos que recebi da "De". [É realmente surpreendente o que pode acontecer quando se lança um blog e se começa a escrever sobre o que quer que seja.] No fim do ano passado, a Débora, da empresa "De", viu um post meu (este), em que eu falei bem sobre o macarrão deles e postei uma receita, que ficou muito boa, aliás, e me mandaram um kit de presente:



Um pacote de macarrão, um pote de molho de tomate e um pacote de queijo parmesão ralado vieram em uma caixa pelo correio. Fiquei bem feliz, lógico!

O macarrão eu já conhecia, o molho de tomate achei incrivelmente bom (totalmente diferente das marcas que costumo comprar e usar quando não dá tempo de fazer com tomates e ervas frescas) e achei o queijo um pouco salgado [como todos os queijos ralados, né? devem carregar no sal para o queijo durar mais...]. O macarrão é vendido na maioria dos supermercados, mas, na capital paulistana, o molho de tomate só é vendido no Sam's Club, segundo a Débora, da "De" me informou. Estou para ir ao Sam's Club esse mês, vamos ver se dou a sorte de encontrar esse molho, aí já vou comprar vários potes.

Bom, com o kit, fiz um macarrão à bolonhesa. Algo bem simples, mas delicioso. E imagino que ficou tão bom por causa do molho de tomate.

***

TALHARIM À BOLONHESA

Ingredientes:

1 pacote de talharim (500g), cozido conforme as instruções no pacote
700 g de carne moída
molho de tomate pronto (350 g) ou molho feito com tomates e ervas frescas
1 cebola pequena picada
dentes de alho moídos a gosto
um pouco de vinho tinto (para temperar a carne)
tempero pronto, sal, pimenta a gosto

Obs.: costumo usar esse tempero pronto da Etti (como é bem salgado, não uso sal)


Modo de fazer:

Preparar o pacote de macarrão tipo talharim conforme as instruções do pacote. Depois que estiver al dente, escorrer.

Para temperar a carne moída, usar um pouco de vinho tinto, cebola picada, alho moído e tempero pronto ou sal e pimenta a gosto. [Se for fazer no dia seguinte, também fica bom se deixar a carne temperada de um dia para o outro na geladeira.] Quando estiver tudo bem misturado, esquentar um pouco de azeite e fritar. Acrescentar o molho de tomate pronto ou o molho de tomates frescos e deixar cozinhando por alguns minutos - se achar necessário, acrescentar um pouco de água e/ou açúcar. Os molhos de tomate prontos, em geral, são meio ácidos, por isso costumo colocar um pouco de água e açúcar. Gostei do molho da "De" porque é bem na medida, não é ácido.

Servir colocando um pouco da massa e o molho por cima. Para quem gosta, polvilhar queijo ralado por cima.

Fica ótimo com uma salada de folhas verdes, cenoura ralada e tomatinhos! =)

Tcharamm:



Para quem tem curiosidade, veja como é uma fábrica de macarrão *_*:



Obs.: Não fui paga para escrever este post.

Nenhum comentário: