Pages

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Um corpo estranho - exposição sobre Kafka na Casa das Rosas


Fiquei sabendo dessa exposição sobre Kafka, um pouco mais focada em sua obra A metamorfose, devido ao  centenário de sua publicação, através da newsletter da Casa das Rosas e mês passado fui lá conferir.


Grupo de turistas estrangeiros com guia falando em inglês 


A exposição foi dividida em três partes: a primeira, na sala à direita da entrada, apresenta um labirinto com trechos de A metamorfose e referências à obra (um inseto gigante no teto, espelho, uma foto de Praga da época de Kafka...); na segunda, há fotos do Kafka e também de familiares, além de trechos de textos diversos e uma maçã exposta dentro de um vidro (uma maçã aparece em A metamorfose) e, na última parte, há obras que dialogam de alguma forma com A metamorfose (as capas dos livros são mostradas em cubos grandes). Uma explicação mais complexa sobre as partes que compõem a exposição pode ser lida no site da Casa das Rosas.

Li A metamorfose há uns quinze anos e não lembro de detalhes, mas lembro que a leitura me surpreendeu, gostei muito e depois fui ler um outro livro do Kafka, Carta ao pai.




Inseto gigante no teto



Praga nos anos 1900 

















O quê? Exposição "Um corpo estranho"
Quando? De 07/11/15 a 29/02/2016; de terça-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, das 10h às 18h  
Onde? Casa das Rosas - Avenida Paulista, 37 – próximo à estação de metrô Brigadeiro. 
Tel.: (11) 3285-6986/ (11) 3288-9447 
Quanto? Grátis
Página oficial da exposição: clique aqui

3 comentários:

Isis disse...

Oi Aline, tudo bem?
Meu comentário não tem nada a ver com este poste mas como é mais recente resolvi postar aqui.
Vi que você trabalha como editora, meu sonho é cursar esta profissão. Estudo Letras(português/literatura) na UFRJ, lá o foco é muito grande na área de pesquisas e licenciatura, e nada se fala sobre revisão ou edição de livros.
Gostaria muito de ingressar nesse mundo, porem me sinto perdida, não sei ao certo se o meu curso é o mais adequado, nem o que as editoras procuram em um currículo. Se você pudesse me dar umas dicas ficaria extremamente agradecida.
Obrigada, bjss

aline naomi disse...

Olá, Isis.

Dê uma olhada nesse outro post: http://alineinbookland.blogspot.com.br/2014/02/quero-ser-editora-o-que-devo-estudar.html

Recomendo que você faça cursos avulsos na área de tradução/ revisão / edição de livros aí no Rio também (infelizmente não conheço, pois sou de São Paulo).

Veja se na UFRJ há cursos de graduação em editoração ou alguma área afim, aí você pode fazer matérias que te interessam se isso for possível.

Abraço.

Isis disse...

oiiii, muito obrigada pela ajuda!!!
bjsss