Pages

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Um belo verão, de Catherine Corsini


Hoje fui ver Um belo verão (La belle saison, 2015), dirigido pela francesa Catherine Corsini, no Belas Artes.

Esse filme estava no Festival Varilux, que aconteceu há algumas semanas, mas não consegui ver. Agora estreou em alguns cinemas.

O filme é mediano, nem bom nem ruim, um pouco clichê, talvez. 

Delphine é uma garota do interior da França que decide ir para Paris para trabalhar e provavelmente ampliar seus horizontes. Lá, se envolve com mulheres ativistas e participa de reuniões e ações/ manifestações feministas; nesse grupo conhece Carole, uma professora de espanhol, e se apaixona por ela. As duas se envolvem, mesmo Carole tendo um namorado e morando com ele. 

Quando o pai de Delphine adoece, ela precisa voltar para a fazenda dos pais, para não deixar a mãe cuidando de todo o trabalho (ordenha das vacas, coleta de feno, cuidados com o gado etc.). Nisso, Carole decide ir atrás dela na fazenda, o que posteriormente detona o conflito, pois a mãe e os moradores da cidade de Delphine são bastante conservadores e não aceitariam bem o relacionamento das duas.

As cenas com paisagens do interior da França são muito bonitas, as cenas entre as garotas são meio clichês, mas [spoiler!] ninguém se mata.

O que concluí no final é o óbvio: algumas pessoas fazem toda a diferença na nossa vida. O encontro com essas pessoas pode resultar numa mudança de trajetória, de destino e de nós mesmos que de outra forma não aconteceria. No fim, a sensação é de que as duas sentem gratidão (misturada a vários outros sentimentos) por tudo que viveram juntas, entendem que a vida precisa seguir e que algumas decisões tomadas no passado não podem ser revertidas.

Algo que me chamou a atenção é que o filme se passa nos anos 1970, época em que as mulheres começaram a discutir ideias feministas na França, coisa que está começando a acontecer com mais força só agora no Brasil.

Encontrei o filme completo (com o título traduzido como A Bela Estação) no YouTube:



Nenhum comentário: