Pages

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Projetos de HQs interessantes no Catarse

Já devo ter comentado aqui no blogue que, por conta do trabalho, fico prestando atenção (ou pelo menos tento fazer isso) no que acontece no meio editorial: o que está sendo publicado, o que está sendo bem aceito pelo público (ou não), tento ler a newsletter da Publishnews todos os dias, de vez em quando dou uma olhada na lista de títulos mais vendidos da Amazon (lista geral e autopublicados), leio resenhas de leitores no Skoob e por aí vai. Até comprei os livros das estrelinhas Larissa Manoela e Maisa Silva para analisar como os editores conceberam esses projetos e tê-los como "modelo mental", caso um dia eu precise editar livros nessa linha. 

Ter entrado no mercado editorial me ensinou muito, e continua ensinando, mas o principal aprendizado foi precisar diluir meus preconceitos contra livros que não são de "alta literatura". Passei a ler livros de (quase) tudo quanto é tipo, e isso é enriquecedor para entender o mercado editorial, o público e deduzir o que esse público espera. Não sei se tem outra forma de entender diferentes tipos de leitores a não ser lendo os livros e tirando conclusões a partir disso, mas foi a forma que encontrei para mim.

Uma das coisas que tenho observado é o financiamento coletivo para livros em plataformas específicas. Embora nem todos os projetos disponíveis (de livros ou não) pareçam bons ou atraentes, apoiei alguns que julguei interessantes e recentemente três chamaram a minha atenção no Catarse. São HQs autorais que parecem ser muito bacanas:

Escolhas


"Escolhas é uma graphic novel fechada que traz a história de João Humberto, simpático garotinho que cresce com um sonho impossível:
Se tornar o primeiro super-herói do mundo.
A história se passa no nosso mundo real onde super-heróis estão na TV, nos cinemas e nos quadrinhos, mas não nas ruas. Desde garotinho João Humberto alimenta o sonho de que tudo nessa vida é possível, até se tornar um super-herói.
E é essa busca deste sonho que influencia todas as escolhas de sua vida, desde o curso da faculdade até seu primeiro emprego e seu primeiro amor.
O Felipe escreveu uma história que serve para inspirar a todos nós a não abrir mão dos nossos sonhos, a trabalhar por eles e sempre seguir em frente."
Essa HQ será desenhada pelo Gustavo Borges, um gaúcho de 21 anos (!), que eu conhecia do projeto Pétalas, uma HQ muito bonita, cuja primeira tiragem foi financiada pelo Catarse e agora está à venda em algumas livrarias virtuais (vi outro dia na Amazon).
Para saber mais sobre Escolhas, clique aqui.

Além dos trilhos


"Um dia, enquanto desenhava em meu caderno, surgiu um pequeno coelho em uma das páginas brancas. Ele parecia triste, então perguntei: - "Está tudo bem?". Sem dizer uma palavra ele meneou a cabeça e me mostrou que se sentia vazio. Com os olhos marejados ele me encarou como se pedisse por ajuda. Desenhei uma roupa e dei-lhe uma bolsa para que pudesse sair em busca do que lhe faltava e isso é tudo que pude fazer. A partir de agora esse pequeno coelho deverá caminhar pelas páginas e procurar por suas respostas e quem sabe com a sua ajuda ele consiga encontrá-las."

Escolhas é um projeto da Mika Takahashi e de uma editora pequena, pelo que entendi, quase artesanal, chamada Pingado-prés. Eu já tinha visto o trabalho da Mika pela internet e em algum evento editorial (e também soube que ela é ex-namorada de um conhecido, que também gostava de desenhar, mas seguiu outros rumos... fiquei imaginando o que teria acontecido se ele tivesse corrido atrás de aperfeiçoamento... o namoro provavelmente terminaria de qualquer forma, mas poderiam seguir em frente com projetos profissionais bacanas, quem sabe). De qualquer forma, admiro o trabalho da Mika e a própria Mika, mesmo sem conhecê-la, porque seguir uma carreira artística não deve ser fácil. [Mas ainda bem que sempre existem essas pessoas fora da curva para me mostrar que a vida nem sempre precisa girar em torno de certezas e seguranças.]

Para saber mais sobre Além dos Trilhos, clique aqui. O projeto finaliza em 2 dias. Se quiser contribuir e receber uma cópia da HQ, corre lá!


Persistente


"Meu nome é Bianca e eu faço quadrinhos poéticos há três anos, durante esse tempo já produzi mais de 1000 quadrinhos sobre relacionamentos, família, amizade e outros assuntos cotidianos baseados na minha própria experiência. Recentemente iniciei um projeto aqui na Catarse que, infelizmente, teve que ser suspenso, devido à minha saúde. Primeiro eu fiquei muito ansiosa, temendo que o projeto não desse certo, depois tive certeza que não daria e fiquei deprimida, logo depois paralisada, pois eu tinha perdido a vontade de fazer o que eu mais gostava: desenhar. Então dei uma afastada dos quadrinhos para me tratar e quando comecei a melhorar comecei a produzir um livro escondida. Escondida porque eu não queria ficar ansiosa e correr o risco de não dar certo de novo, por tudo isso que aconteceu o livro se chama: PERSISTENTE."

Não conhecia o trabalho da Bianca, mas gostei dos traços e também por ela se propor a expressar pensamentos e sentimentos relacionados à depressão em desenhos poéticos.

Para conhecer mais sobre Persistente, clique aqui.


Estou apoiando os três projetos porque sempre fico admirada com essas iniciativas para produção de trabalho autoral. Enquanto muitos quadrinistas estão tentando ser publicados por grandes editoras para, talvez, fazer o que muitos já fazem (ou seja, em geral, apenas o que dá lucro), existem essas outras pessoas indo contra a corrente, tentando mostrar um trabalho mais genuíno. É realmente incrível.

Nenhum comentário: